23 de setembro de 2024

Beto Pereira promete não deixar faltar remédios nos postos, zerar fila por vagas nas Emeis e retirar pontos inacabados dos corredores de ônibus

Candidato tucano a prefeitura de Campo Grande foi o primeiro a participar da série de entrevistas do MS1. Candidato do PSDB a prefeitura de Campo Grande, Beto Pereira
Rafaela Palieraqui/g1 MS
O candidato à prefeitura de Campo Grande pelo PSDB, Beto Pereira, disse nesta segunda-feira (23), ao MS1, que, se eleito, não faltará sequer um item da farmácia básica e nenhum suprimento nas unidades de saúde do município.
“Sabemos como fazer. Já administramos e sabemos que há problemas em licitação, mas existe dentro da própria lei de licitação a brecha para a compra emergencial… Não faltará sequer um item da farmácia básica e nenhum suprimento em nossas unidades de saúde. Se a licitação falhar, sem nenhum detalhe, faremos a compra emergencial. Nenhum paciente pode padecer por falta de medicamento.”
Durante a entrevista, ele também prometeu zerar a fila de espera de crianças por vagas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis).
“Eu já fiz. Quando prefeito de Terenos, fiz a primeira creche do Pró-Infância. Fiz a primeira do Centro-Oeste. Zeramos as vagas em Terenos. É um dos poucos municípios que conseguiram alcançar esse número. É plenamente possível. Vamos trazer para dentro desse projeto o governo federal, o governo estadual, o governo municipal e a iniciativa privada. Em todos os polos empresariais — polo empresarial oeste, polo empresarial norte e polo empresarial leste — traremos a iniciativa privada para investir e custear essa iniciativa, para zerar essa fila, que é o direito das nossas crianças.”
Beto Pereira foi o primeiro da série de entrevistas do MS1 com os postulantes à prefeitura de Campo Grande. Ubirajara Martins (DC) será ouvido no dia 24; Adriane Lopes (PP), no dia 25; Rose Modesto (União Brasil), no dia 26; Luso Queiroz (PSOL), no dia 27; Beto Figueró (Novo), no dia 30; Camila Jara (PT), no dia 1º e Jorge Batista (PCO), no dia 2.
As entrevistas terão duração de 15 minutos, e as íntegras ficarão disponíveis no Globoplay.
Infraestrutura
O candidato tucano comprometeu-se, no primeiro mês de sua administração, se eleito, a retirar as obras inacabadas dos pontos dos corredores de ônibus. “De imediato, vamos retirar, no primeiro mês, aqueles que estão abandonados… na Gunter Hans, na Bandeirantes… Vamos parar com qualquer construção na Bahia e também na Calógeras… Esses não terão continuidade, e depois vamos retirar… Isso é viável? É viável! Vamos retirar, e será no primeiro mês. Não vou consentir que pessoas continuem morrendo por causa de obras abandonadas. Todos os dias, pessoas estão morrendo, se acidentando, e o Poder Público não faz nada.”
Lista do TCE/MS
Sobre a lista publicada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS), no dia 22 de julho, com a relação de gestores e ex-gestores que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade, e que incluiu seu nome, o candidato tucano negou que isso refletirá em sua campanha.
“De forma alguma, né! Tivemos uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, na qual o Ministério Público do Estado se posicionou favoravelmente à nossa candidatura, o Ministério Público Federal também se posicionou favoravelmente, o juiz singular foi favorável, e ainda tivemos uma decisão colegiada de 6 a 0 que apoiou nossa candidatura, nos dando todas as condições de termos uma ficha limpa. Disputei três eleições após deixar a prefeitura de Terenos. Disputei eleição para deputado estadual, para deputado federal, fui reeleito deputado federal e meu nome nunca apareceu sequer em uma lista. Essa lista foi fabricada, com interesses políticos, e não tem qualquer valor.”
Apoio do PL, de Bolsonaro
O candidato comentou ainda sobre seu partido, que sempre se posicionou como centro-esquerda, ter se coligado com o PL, legenda de direita que tem o ex-presidente Jair Bolsonaro como principal representante. “Queremos fazer um grande pacto de reconstrução para Campo Grande. Todos os partidos e todas as pessoas de bem que queiram participar desse momento de mudança para Campo Grande serão sempre bem-vindos.”
Vice
Sobre o papel da candidata a vice-prefeita em sua chapa, a coronel Neide, do PL, Beto Pereira disse que ela terá protagonismo. “A coronel Neide não poderá se esconder como outras vices se esconderam durante o mandato. Vamos cobrar sua participação. Neide estará ao meu lado, participando efetivamente da nossa gestão.”
Ele também reiterou o compromisso de preencher metade do seu secretariado com mulheres. “Com certeza. Já tivemos diversas manifestações nesse sentido”, concluiu.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

Mais Notícias