25 de janeiro de 2025

BH tem recorde de calor pelo quarto dia consecutivo; veja como fica o tempo nos próximos dias


Terça-feira (21) ainda vai ser de muito calor na capital e no interior do estado de Minas Gerais, segundo o Inmet. Crianças se refrescam em fontes da Praça da Estação em dia quente
Os termômetros continuam subindo em Belo Horizonte. Pelo quarto dia consecutivo, a temperatura bateu recorde e, nesta segunda-feira (20), chegou a 33,7ºC, às 15h. O registro foi feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na Estação Santo Agostinho, Região Centro-Sul da capital.
Neste domingo (19), a máxima foi de 32,9ºC; no sábado (18), 32,8ºC; e, na sexta-feira (17), de 32,2ºC. O mês de janeiro já teve seis dias com temperatura acima dos 30ºC em BH, segundo o órgão.
O aumento da temperatura, além de ser característico do verão, está relacionado com a diminuição das nuvens do céu nos últimos dias.
“Tivemos na primeira quinzena de janeiro chuva abundante em todo estado, com alta cobertura de nebulosidade. Após esse cenário, as nuvens diminuíram, consequentemente, as chuvas também, e aí, por sua vez, as temperaturas se elevaram”, explicou o meteorologista Claudemir de Azevedo.
Refresco na praça
Mãe de três filhos e com todos eles em período de férias, Rayane dos Alves, de 32 anos, soube pela manhã que Belo Horizonte teria recorde de calor nesta segunda-feira (20) e não teve dúvida: levou a família para se refrescar nas fontes de água da Praça da Estação, no Centro da cidade.
“Vi a reportagem falando do calor, e, com eles de férias, a gente não consegue ficar em casa. Peguei umas frutas, umas garrafas de água e trouxe para cá”, contou ela.
Rayane dos Alves levou os três filhos para se refrescarem nas fontes de água da Praça da Estação, no Centro.
Maíra Cabral
Já a representante comercial Patrícia Bonoto, de 45 anos, passou pela Praça da Estação enquanto fazia o percurso a pé do bairro da Graça, na região Nordeste da capital, até a Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul, e aproveitou para se refrescar.
“Belo Horizonte é incrível, a gente precisa andar a pé para ver as belezas. Mas, com este calorão, é preciso uma fonte como esta para ajudar a refrescar”, disse.
Patrícia Bonoto aproveitou as fontes para se refrescar e seguiu a caminhada pelo Centro de BH
Maíra Cabral
Previsão do tempo
Segundo o Inmet, o calorão vai se manter nesta terça-feira (21), com máxima prevista de 33ºC na capital mineira. A temperatura mínima será de 20ºC, durante a madrugada. Podem ocorrer pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Na quarta-feira (23), o calor deve diminuir um pouco. A temperatura deve ficar entre 21ºC e 31ºC, com céu parcialmente nublado e pancadas de chuvas.
Interior
Uma forte massa de ar quente continental mantém as temperaturas altas em todo o estado de Minas Gerais, pelo menos até a próxima quarta-feira (20), de acordo com a previsão do Inmet.
No interior do estado, o recorde de calor está previsto para Guanhães, na Região Central, onde os termômetros devem bater 35ºC, nesta terça-feira (20).
Vídeos mais vistos no g1 Minas:

Mais Notícias