Decisão depende muito mais da análise individual da criança do que de uma faixa etária específica. Bicicleta infantil: qual escolher, com ou sem rodinhas?
Bruna Azevedo/g1
Quem escolhe bicicleta para crianças pode ficar na dúvida se deve comprar um modelo com ou sem rodinhas. Será que o pequeno vai cair e se machucar sem esse acessório? Ou será que as rodinhas vão dificultar que ele aprenda a andar de verdade?
A realidade é que não existe uma regra para quando a criança pode começar a andar sem as rodinhas. Tanto os mais velhos quanto os mais novos podem se beneficiar das rodinhas, mas precisam deixar elas de lado em algum momento.
Além disso, existem outras opções para aprender aos poucos, como as chamadas “bicicletas de equilíbrio”, que não têm pedais.
✅Clique aqui para seguir o canal do Guia de Compras do g1 no WhatsApp
A escolha deve ser pensada caso a caso, por isso o g1 conversou com especialistas para ajudar nessa tarefa.
O Guia de Compras também sugeriu modelos para todas as idades, com preços de R$ 200 a R$ 1.000, consultados em janeiro nas principais lojas on-line. Veja a seleção a seguir e, mais abaixo, leia as dicas dos especialistas.
E nunca se esqueça de equipar o pequeno com todas as proteções necessárias: capacete, luvas, joelheiras e tornozeleiras devem sempre estar presentes.
Bicicleta infantil Aro 12 Caloi Cecizinha
Bicicleta infantil de Equilíbrio Balance Runride 500 Btwin
Bicicleta infantil Nathor Equilíbrio Aro 12
Bicicleta infantil Aro 14 Robot Btwin
Bicicleta Groove Aro 16
Bicicleta Aro 16 Frozen Nathor
Bicicleta infantil Aro 20 Caloi Snap
Bicicleta infantil Aro 20 Btwin 120
Bicicleta infantil MTB Aro 20 Gt Sprint Racing
Bicicleta infantil Groove Indie Aro 24
Bicicleta Caloi Max Front Aro 24
🚴 Qual tamanho de aro escolher?
É importante selecionar o tamanho de acordo com a altura da criança. Veja no infográfico abaixo as sugestões de aro por faixa etária e as dicas para acertar na escolha:
Dicas para escolher uma bike infantil
Wagner Magalhães/Rafael Miotto/g1
👶👴Tem idade certa para andar sem rodinhas?
As rodinhas proporcionam uma estabilidade artificial na bicicleta, por isso toda criança que quer aprender a andar vai ter que desistir delas uma hora ou outra.
Para o ortopedista José Antônio Veiga Sanhudo, presidente da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé), o momento para dar esse passo é algo bem individual.
“Existem crianças que tiram as rodinhas com 2 anos, e outras com 10 anos, mas a maioria vai começar a se equilibrar com cerca de 4 anos”, explicou o médico em entrevista ao g1 em 2021.
“A coisa mais importante a ter em mente é que você não deve forçar a criança a andar sem rodinhas. Você deve construir sua confiança em primeiro lugar e incentivá-la a desistir das rodinhas por conta própria”, disse Zé Lobo, da ONG Transporte Ativo, também em 2021.
A indicação é praticar em locais calmos, e sempre com um adulto por perto. Evite fazer isso na rua e prefira parques ou até lugares fechados e controlados, como o quintal de casa.
“É importante a criança se sentir confortável, assim não cria uma aversão a andar de bicicleta”, diz o ortopedista José Antônio Sanhudo.
🛞🛞 Como tirar as rodinhas?
Uma dica é ir elevando aos poucos a altura das rodinhas, e quando notar que elas não estão mais tocando no chão, pode ser a hora de tirar. Então, fique bem próximo a criança e a deixe pedalar.
🚲 Bicicleta sem pedal
Para crianças muito novas, na faixa dos 2 anos, existe a opção das bicicletas de equilíbrio, que não têm pedais. A criança vai empurrando o chão com os pés para andar e isso ajuda a desenvolver melhor o equilíbrio, sem depender muito das rodinhas.
Geralmente, essas bicicletas estão disponíveis nos aros 12 a 14, por isso são indicadas para os mais novos. Mas os mais velhos também podem aprender dessa forma: basta adquirir uma bicicleta comum e apenas retirar os pedais até chegar a hora de colocar de novo.
Como escolher bicicleta infantil: veja os tipos e qual é ideal para cada idade
Quer saber mais? Veja as dicas e os modelos por tamanho do aro nas reportagens abaixo.
Vale lembrar que a indicação de idade é apenas uma sugestão, e que o mais importante é escolher de acordo com a altura da criança.
Aro 12 (em média, para de 2 a 4 anos de idade)
Aro 14 (em média, para de 4 a 6 anos de idade)
Aro 16 (em média, para de 5 a 8 anos de idade)
Aro 20 (em média, para de 7 a 10 anos de idade)
Aro 24 (em média, para de 8 a 12 anos de idade)
Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nosso time de jornalistas e colaboradores especializados. Caso o leitor opte por adquirir algum produto a partir de links disponibilizados, a Globo poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Esclarecemos que a Globo não possui qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra, mesmo que a partir dos links disponibilizados. Questionamentos ou reclamações em relação ao produto adquirido e/ou processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável.
Saiba como escolher a bicicleta infantil