15 de novembro de 2024

Bicicletas usadas em projeto que atende pessoas com deficiência são alvos de furto, em Belém

Projeto previa passeios neste fim de semana no Parque Estadual do Utinga, mas o evento foi cancelado. Bicicletas do projeto Ponto de Apoio são alvo de furto, em Belém.
Divulgação/Ponto de Apoio
A edição do projeto Ponto de Apoio, que oferece passeios ciclísticos para pessoas com mobilidade reduzida, que iria ocorrer neste fim de semana, no Parque do Estadual do Utinga, em Belém, foi cancelado. O motivo foi o furto de peças e rodas das bicicletas usadas no projeto.
O crime foi descoberto neste sábado (24) pelos voluntários que, ao chegarem no espaço onde os veículos ficam guardados, se depararam com a falta de rodas nas bikes. Um boletim de ocorrência foi registrado e a Polícia Civil investiga o caso.
As bicicletas estavam presas em correntes e em uma área cedida pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), no bairro do Curió-Utinga.
“A gente é muito grato pelo espaço, que é cedido e não nos cobram nada. A responsabilidade do que está lá dentro é nossa. As bikes ficam acorrentadas”, reiterou Daniel Nardin, um dos coordenadores do Ponto de Apoio.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o coordenador do projeto falou sobre o acontecido e agendou para 14 de setembro a próxima edição do passeio do Ponto de Apoio. Assista:
Bicicletas do projeto Ponto de Apoio são alvos de furto, em Belém
No boletim de ocorrência policial registrado na Delegacia Virtual, é relatado que foram furtadas oito rodas dianteiras completas, seis assentos (bancos) e quatro pedaleiras das bicicletas. No documento consta ainda que o furto aconteceu no intervalo entre o último dia 17 de agosto e hoje (24).
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
A Polícia Civil informou, em nota, que o caso é investigado pela Seccional da Pedreira.
Idosos e outras pessoas com mobilidade reduzida participaram da ação em Belém neste domingo
Ponto de Apoio/Divulgação
Os passeios são feitos a cada 15 dias em bicicletas artesanais, com um voluntário condutor e o passageiro com mobilidade reduzida, como idosos e pessoas com deficiência segue em um sidecar, um carrinho acoplado à bike.
Veja como funciona o projeto Ponto de Apoio e a importância dele em Belém:
Ação incentiva passeio de bicicleta em parque de Belém para deficientes físicos
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará em g1 Pará

Mais Notícias