14 de novembro de 2024

Biden chega ao Rio no domingo e fica até terça; agenda prevê trabalhos no G20 e almoço com Lula


Presidente dos Estados Unidos chegará ao Brasil no domingo (17). Ele desembarcará em Manaus para uma visita ao Museu da Amazônia e depois segue para o Rio. O presidente dos EUA, Joe Biden
Kevin Lamarque TPX/ Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegará ao Rio de Janeiro no próximo domingo (17) para participar da Cúpula dos Líderes do G20. É a primeira vez que o evento é realizado no Brasil.
Essa é também a primeira e única viagem ao Brasil de Biden como presidente dos Estados Unidos. O último presidente americano a visitar o país foi Barack Obama em 2011.
Biden desembarca em Manaus, onde deve visitar o Museu da Amazônia (Musa), e depois segue para a capital fluminense.
Na segunda (18), ele participará do evento de lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza e da cerimônia de recepção dos líderes do G20.
Na terça-feira (19), o presidente norte-americano estará em uma sessão de trabalho e assistirá a uma apresentação dos relatórios do G20. Ele também estará na sessão de encerramento do evento.
A agenda de Biden prevê ainda um almoço com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os detalhes sobre o encontro dos dois líderes não foram divulgados.
A capital fluminense foi a cidade escolhida para receber a Cúpula dos Líderes do G20, com os chefes de Estado, na segunda-feira (18) e na terça (19), e também a intensa programação paralela, a partir desta quinta (14): Cúpula do G20 Social, Urban 20 e Aliança Global Festival.
São aguardadas 55 delegações de 40 países e de 15 organismos internacionais. Entre os confirmados estão os presidentes de Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Xi Jinping.
Os três eixos centrais de discussão do G20 são:
Inclusão social e combate à fome e à pobreza;
Transição energética e desenvolvimento sustentável;
Reforma da governança global.
Reforço na segurança do Rio para o G20 começa quinta-feira

Mais Notícias