Ela foi a primeira coordenadora do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde. Trabalho que lhe rendeu a indicação a uma das premiações mundiais por ações em benefício da humanidade. Biomédica piauiense indicada ao Prêmio Nobel da Paz, Lair Guerra morre aos 80 anos
Reprodução
A biomédica Lair Guerra de Macedo Rodrigues morreu, nesta quarta-feira (13), aos 80 anos. A piauiense, natural de Curimatá, 775 km ao Sul de Teresina, estava internada na UTI de um hospital de Brasília (DF) desde o início do ano, após ter sido diagnosticada com pneumonia.
Ela foi a primeira coordenadora do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, em 1986, auge da epidemia de HIV/AIDS. Em reconhecimento ao seu trabalho, a Assembleia Geral da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical indicou o seu nome para o Prêmio Nobel da Paz em 2004.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Lair completaria 81 anos em cerca de duas semanas. Ela nasceu em 28 de março de 1943. Graduada na Universidade Federal de Pernambuco, começou a lecionar Microbiologia na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a administrar o laboratório da instituição em 1977.
A piauiense fez pós-graduação no Centro de Controle de Doenças (CDC) e em Harvard, nos Estados Unidos, após obter bolsa da Organização Pan-americana de Saúde. Lá, a biomédica atuou como pesquisadora visitante na área de doenças sexualmente transmissíveis.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Lair cursou ainda o mestrado em Microbiologia na Georgia State University e acompanhou as primeiras pesquisas sobre o vírus HIV. Ao retornar ao Brasil, foi nomeada para coordenar o programa brasileiro de controle DST/Aids.
A biomédica liderou campanhas de esclarecimento sobre o uso de preservativo e o combate ao HIV. Além de ter mobilizado o país para fiscalização dos bancos de sangues e se aliado a ONGs para adotar políticas públicas de enfrentamento à infecção e pelo direito dos portadores.
Em agosto de 1996, a caminho de uma palestra em um congresso de infectologia, Lair sofreu um acidente de trânsito, que lhe deixou sequelas pelo resto da vida.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube