14 de janeiro de 2025

Bloqueio atmosférico no litoral de SP impede chegada de frentes frias e deixa o tempo quente e seco; entenda

Bloqueio atmosférico impede avanço de frentes frias e a entrada da umidade. Banhista toma sol na orla da praia de Santos, SP,
Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal
Um bloqueio atmosférico ocasionou o aumento das temperaturas na Baixada Santista nos últimos dias. Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, os termômetros registraram máximas de até 28,8°C durante o outono. Ao g1, o meteorologista William Minhoto explicou a atuação e os efeitos do fenômeno na região.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo o meteorologista, o bloqueio atmosférico é uma região de alta pressão que impede o avanço dos sistemas meteorológicos nas áreas em que está atuando. Na região, ele impediu que as frentes frias que avançaram pelo Sul do país chegassem ao Sudeste, onde está situada a Baixada Santista.
Além disso, segundo ele, o fenômeno impede que a umidade da Amazônia entre na região pela atmosfera, afastando a possibilidade de chuvas. “O bloqueio atmosférico acaba deixando as temperaturas um pouco mais elevadas e a região seca”, explica.
Ainda segundo ele, a previsão é que haja a manutenção desse fenômeno na região Sudeste até, pelo menos, a próxima quarta-feira (12), inibindo a ocorrência de chuvas e provocando a sensação de calor.
Possibilidade de veranico? ️☀️
Banhistas se aglomeram em praias de Santos, SP, em fim de semana de muito calor
Vanessa Rodrigues/Jornal A Tribuna
O período do veranico é considerado quando as temperaturas ficam 3° C acima da média estabelecida para determinado período do ano, que não seja o verão. Essa condição deve acontecer por quatro dias seguidos. O fenômeno é caracterizado como um ‘verão fora de época’.
De acordo com a Defesa Civil, apesar das altas temperaturas, o calor na região não pode ser considerado como ‘veranico’, pois as temperaturas superaram apenas em 1° C e 2.5° C a média climatológica do período (24,6° C). Confira abaixo:
Sábado (8): Máxima de 25.7°C
Domingo (9): Máxima de 26.2°C
Segunda-feira (10): Máxima de 28.8°C
De acordo com o meteorologista, o bloqueio deve se deixar de atuar na região até quarta-feira (12). Portanto, é baixa a possibilidade de veranico na Baixada Santista.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Mais Notícias