Atividades ocorrem nas escolas municipais e centros especializados Data foi escolhida com o objetivo de informar a população para reduzir a discriminação e o preconceito contra pessoas com TEA.
PMBV.
No dia 2 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, foi escolhida com o objetivo de informar a população para reduzir a discriminação e o preconceito contra pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Para comemorar a data, a Prefeitura de Boa Vista promove a “Semana Municipal de Consciência do Autismo: Construindo a inclusão e potencializando habilidades” nas unidades educacionais. A Rede Municipal de Ensino atende cerca de 1.500 crianças autistas nas escolas municipais e centros especializados.
O Centro Especializado em Transtorno Espectro Autista (CETEA), preparou atividades até a próxima sexta-feira, 5. “Temos turmas alternadas em cada dia da semana, no período da manhã e tarde. As crianças participam de oficinas de pintura com releitura do artista plástico Romero Brito, atividades lúdicas e recreativas. Além de cinema, sala de jogos com atividades físicas e também de musicalização”, destacou a diretora do CETEA, Sandra Nobre
A Rede Municipal de Ensino atende cerca de 1.500 crianças autistas nas escolas municipais e centros especializados.
PMBV
Os pais também participam das atividades com os filhos. Rosiliene Teixeira, 39, acompanha a evolução do filho Arthur Matos, 6, que é assistido há um mês na unidade. “Hoje ele fez questão de vir fantasiado de Batman e vejo que em pouco tempo que está recebendo atendimento com a equipe de profissionais no CETEA, tem interagido mais com outras crianças, ajudado na seletividade de alimentação e também mostrando talento na pintura”, disse.
Aguida Eloi é mãe do Richard Lucas, de 5 anos. Ela descobriu o centro pelas redes sociais e está encantada com o atendimento que o filho vem recebendo. “Vejo o quanto o meu filho evoluiu. Esse trabalho que a prefeitura oferece para as nossas crianças é maravilhoso. Só temos a agradecer”, frisou.
“Vejo o quanto o meu filho evoluiu”, disse mãe de Richard Lucas.
PMBV.
O fortalecimento na Educação Especial de Boa Vista
O Especializado em Transtorno Espectro Autista (CETEA) oferece atendimento gratuito a alunos com autismo, regularmente matriculados na rede municipal de ensino.
PMBV.
O CETEA foi inaugurado em maio do ano passado. O centro oferece atendimento gratuito a alunos com autismo, regularmente matriculados na rede municipal de ensino. A proposta é fortalecer ainda mais o trabalho desenvolvido na Educação Especial de Boa Vista.
A unidade oferta atendimentos de psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia. Além do atendimento educacional especializado com profissional pedagogo, arte-educador e educação física com psicomotricista. A rede municipal de ensino dispõe ainda do Centro Municipal Integrado de Educação Especial, que conta com uma equipe multidisciplinar de Pedagogos, Assistentes Sociais, Fisioterapeutas, Psicólogos e Fonoaudiólogos, que prestam atendimentos a alunos com deficiências da rede pública e privada.
As duas unidades reforçam o trabalho já desenvolvido na Educação Especial do município, por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esses atendimentos acontecem nas Salas de Recursos Multifuncionais, disponíveis em 75 escolas da rede.