10 de janeiro de 2025

Boa Vista comemora Dia de Conscientização sobre o Autismo com programação ao longo da semana

Atividades ocorrem nas escolas municipais e centros especializados Data foi escolhida com o objetivo de informar a população para reduzir a discriminação e o preconceito contra pessoas com TEA.
PMBV.
No dia 2 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, foi escolhida com o objetivo de informar a população para reduzir a discriminação e o preconceito contra pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Para comemorar a data, a Prefeitura de Boa Vista promove a “Semana Municipal de Consciência do Autismo: Construindo a inclusão e potencializando habilidades” nas unidades educacionais. A Rede Municipal de Ensino atende cerca de 1.500 crianças autistas nas escolas municipais e centros especializados.
O Centro Especializado em Transtorno Espectro Autista (CETEA), preparou atividades até a próxima sexta-feira, 5. “Temos turmas alternadas em cada dia da semana, no período da manhã e tarde. As crianças participam de oficinas de pintura com releitura do artista plástico Romero Brito, atividades lúdicas e recreativas. Além de cinema, sala de jogos com atividades físicas e também de musicalização”, destacou a diretora do CETEA, Sandra Nobre
A Rede Municipal de Ensino atende cerca de 1.500 crianças autistas nas escolas municipais e centros especializados.
PMBV
Os pais também participam das atividades com os filhos. Rosiliene Teixeira, 39, acompanha a evolução do filho Arthur Matos, 6, que é assistido há um mês na unidade. “Hoje ele fez questão de vir fantasiado de Batman e vejo que em pouco tempo que está recebendo atendimento com a equipe de profissionais no CETEA, tem interagido mais com outras crianças, ajudado na seletividade de alimentação e também mostrando talento na pintura”, disse.
Aguida Eloi é mãe do Richard Lucas, de 5 anos. Ela descobriu o centro pelas redes sociais e está encantada com o atendimento que o filho vem recebendo. “Vejo o quanto o meu filho evoluiu. Esse trabalho que a prefeitura oferece para as nossas crianças é maravilhoso. Só temos a agradecer”, frisou.
“Vejo o quanto o meu filho evoluiu”, disse mãe de Richard Lucas.
PMBV.
O fortalecimento na Educação Especial de Boa Vista
O Especializado em Transtorno Espectro Autista (CETEA) oferece atendimento gratuito a alunos com autismo, regularmente matriculados na rede municipal de ensino.
PMBV.
O CETEA foi inaugurado em maio do ano passado. O centro oferece atendimento gratuito a alunos com autismo, regularmente matriculados na rede municipal de ensino. A proposta é fortalecer ainda mais o trabalho desenvolvido na Educação Especial de Boa Vista.
A unidade oferta atendimentos de psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia. Além do atendimento educacional especializado com profissional pedagogo, arte-educador e educação física com psicomotricista. A rede municipal de ensino dispõe ainda do Centro Municipal Integrado de Educação Especial, que conta com uma equipe multidisciplinar de Pedagogos, Assistentes Sociais, Fisioterapeutas, Psicólogos e Fonoaudiólogos, que prestam atendimentos a alunos com deficiências da rede pública e privada.
As duas unidades reforçam o trabalho já desenvolvido na Educação Especial do município, por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esses atendimentos acontecem nas Salas de Recursos Multifuncionais, disponíveis em 75 escolas da rede.

Mais Notícias