18 de novembro de 2024

Bombeiros já atenderam 180 ocorrências de queimadas somente no mês de agosto em Cruzeiro do Sul

De acordo com a corporação, somente neste fim de semana foram 20 atendimentos em 24h. Maioria dos casos ocorre na cidade de Cruzeiro do Sul, mas outros municípios do vale do Juruá contribuíram para o aumento dos números. Foram 20 ocorrências em 24h nesse fim de semana
CBMAC
O Corpo de Bombeiros já atendeu 180 ocorrências de queimadas em agosto deste mês até o domingo (18). De acordo com a comandante em exercício tenente Daniela Marques, nesse fim de semana foram 20 ocorrências em 24h. A maioria dos atendimentos é de queimadas em áreas florestais, mas também há casos de queima de lixo.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
A comandante não especificou os dados, mas afirmou que os números já superam o mesmo período do ano passado.
Porém, segundo a militar, o aumento também se deve à ampliação do efetivo para atuação em outros municípios do Vale do Juruá, como Rodrigues Alves e Porto Walter.
“A gente está crescendo nessa parte combativa, mas também na preventiva. A gente atua no trânsito, nas escolas, nas comunidades, tudo com essa questão preventiva, fazendo palestras, entregando panfletos, e temos parceria com o Imac (Instituto de Meio Ambiente do Acre), eles nos acompanham para fazer fiscalização e autuação”, explicou.
Bombeiros já atenderam 180 ocorrências de queimadas no mês de agosto em Cruzeiro do Sul
Leia mais:
Poluição do ar na capital do AC está seis vezes acima do aceitável pela OMS, apontam sensores
Em meio ao crescimento de queimadas, qualidade do ar piora e poluição pode afetar grupos de risco no Acre
Conjuntivite, tosse crônica e maior risco de infartos: especialista fala sobre os efeitos da exposição à poluição do ar no Acre
Guarnições de sobreaviso, salvamento e da Operação Fogo Controlado atuam no combate às queimadas em Cruzeiro do Sul e região
CBMAC
Ainda segundo a comandante, o Imac já fez uma autuação por conta de queimada, com aplicação de multa. A prática de queimadas é uma irregularidade prevista na Lei de Contravenções, enquanto a produção de incêndio que coloque em risco vidas ou patrimônios é crime previsto no Código Penal.
Para auxiliar no combate às queimadas, os bombeiros contam com guarnição de sobreaviso, guarnição de salvamento e guarnição da Operação Fogo Controlado.
“A gente orienta principalmente por questão da fiscalização e autuação. A gente está com o órgão que é responsabilidade dele autuar (Imac) e as multas não são pequenas. A mínima é de R$ 5 mil, a gente está com fiscalização grande, a gente pede que as pessoas responsáveis por essas queimadas não façam isso. Temos um serviço muito bom de coleta de lixo, então não precisa executar esse tipo de ato”, finalizou.
Colaborou o vídeorrepórter Mazinho Rogério, da Rede Amazônia Acre.
Queimadas em Cruzeiro do Sul, no Acre
CBMAC
Reveja os telejornais do Acre

Mais Notícias