Morador de Nova Friburgo, estudante não escondeu o nervosismo. Provas são aplicadas neste domingo (1º) e segunda-feira (2). Estudante celebra conquista da Libertadores pelo Bota Fogo e presta segunda fase de do vestibular da Unicamp
Pedro Amatuzzi/g1
Já imaginou prestar vestibular e ver seu time do coração conquistar um título na Copa Libertadores da América no mesmo fim de semana? Haja coração! Isso aconteceu com o vestibulando de medicina e morador de Nova Friburgo (RJ) Pedro Araripe.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Com dias de grandes emoções, o estudante acompanhou o Botafogo ser campeão da Libertadores neste sábado (30), e presta a segunda fase do vestibular da Unicamp neste domingo (1°) e segunda-feira (2), em Campinas (SP).
Ao g1, Pedro afirmou que estava difícil controlar o nervosismo com o fim de semana movimentado, mas que está com expectativa de conquistar uma vaga na universidade.
“É uma combinação de muita coisa né? o Botafogo campeão, mais o nervosismo da prova e estar longe de casa. Tudo ‘ajudou’ a não ter tranquilidade para dormir, mas eu tentei”.
Apesar do sonho de cursar medicina, o estudante afirma que ficou mais apreensivo com a final do campeonato entre Botafogo e Atlético-MG do que com o vestibular.
“Aquele jogo me fez enfartar umas, três, quatro vezes diferentes, eu nunca senti tanta coisa em um jogo só, e combinado com a prova então, eu estava muito nervoso. Mas não dá pra comparar (o nervosismo). A prova da Unicamp eu faço de novo, mas a Libertadores quem sabe nunca mais”, comentou o estudante.
Rotina de estudos
Recém formado no Ensino médio e pela primeira vez prestando o vestibular da Unicamp, Pedro conta que decidiu focar nos estudos desde o início de 2024. Como preparação, ele realizava semanalmente provas anterior da Unicamp, Fuvest e do ENEM, e no último mês dedicou dedicar-se 100%, praticando questões antigas com o auxílio de vídeo aulas.
“Nesse último mês, eu não fazia mais nada além de estudar, ver o que errava e fazer de novo. Nesse período, eu caí em cima como se minha vida só dependesse disso”.
Após a prova, o jovem de 17 anos, irá retornar a Nova Friburgo para participar da colação de grau do ensino médio ainda na noite dessa segunda-feira (2): “Vai ser uma aventura”.
Segunda fase
Estudantes começam a entrar para realizar a segunda fase do vestibular da Unicamp
Pedro Amatuzzi/g1
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) aplica neste domingo (1º) e segunda-feira (2) as provas da segunda fase do Vestibular 2025. Ao todo, 13.011 candidatos foram convocados para essa etapa e concorrem a 2.537 vagas em 69 cursos de graduação.
As provas ocorrem em 23 cidades brasileiras, com início às 9h e duração de cinco horas em cada dia (entenda abaixo). A orientação é chegar às 8h aos locais de aplicação, que devem ser consultados individualmente pelos candidatos pela internet.
Prova
As avaliações da segunda fase têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção.
Cada questão dissertativa vale quatro pontos, cada uma contendo dois itens, valendo dois pontos cada. As questões são dissertativas e seguem a distribuição:
📝 PRIMEIRO DIA – provas comuns a todos os candidatos:
Prova de redação, composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta;
Prova de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, com seis questões;
Prova interdisciplinar com duas questões de língua inglesa e duas questões interdisciplinares de ciências da natureza.
📝 SEGUNDO DIA – provas comuns a todos os candidatos
Prova de matemática, com seis questões para os cursos das áreas de ciências exatas/tecnológicas; quatro questões para os cursos das áreas de ciências biológicas/saúde e quatro questões para os cursos das áreas de ciências humanas/artes;
Prova interdisciplinar com duas questões interdisciplinares de ciências humanas.
📝 SEGUNDO DIA – provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso:
Candidatos da área de ciências biológicas/saúde: prova de biologia com oito questões; prova de química, com seis questões.
Candidatos da área de ciências exatas/tecnológicas: prova de física, com seis questões; prova de química, com seis questões.
Candidatos da área de ciências humanas/artes: prova de geografia, com seis questões; prova de história, com seis questões; prova de filosofia, com uma questão; prova de sociologia, com uma questão.
Habilidades Específicas
As provas de habilidades específicas para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança, serão realizadas entre os dias 11 e 13 de dezembro, somente em Campinas.
LEIA TAMBÉM:
Vestibular 2025: entenda por que começar pela redação é uma boa estratégia e como se preparar
De Alice à Gonzaga de Sá: entenda o que os livros da 2ª fase da Unicamp têm em comum e como se preparar para interpretá-los
Próximas datas
A primeira chamada será divulgada dia 24 de janeiro e os convocados deverão efetivar a matrícula online (não presencial) nos dias 27 e 28 de janeiro, pela página eletrônica da Comvest.
As demais datas constam do calendário do Vestibular Unicamp 2025, disponível no site da Comissão.
*Reportagem sob supervisão de João Gabriel Alvarenga
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
C
Veja mais notícias da região no g1 Campinas