Dispositivo foi instalado em 204 veículos da nova frota e pode ser acionado em casos de vandalismo e assédio sexual. Medida passa a valer a partir desta segunda-feira (22). Começam a funcionar botões de pânico nos ônibus de Ribeirão Preto, SP
Duzentos e quatro ônibus da nova frota de Ribeirão Preto (SP) passam a contar agora com botões de pânico, que podem ser acionados pelos próprios motoristas.
A ideia é conter atos de vandalismo e assédio sexual e proteger condutores e usuários do transporte público na cidade. (veja mais abaixo)
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A medida passa a valer a partir desta segunda-feira (22) e, a princípio, funciona todos os dias, das 5h à meia-noite.
“Até junho e julho será implantado em toda a frota 100% nova. É um equipamento que facilita e agiliza alguma emergência que o motorista tenha de fazer”, diz Marcelo Galli, superintendente da RP Mobi, empresa responsável pelo trânsito em Ribeirão Preto.
Ônibus em Ribeirão Preto (SP) passam a contar com botão de pânico a partir desta segunda-feira (22)
Tiago Aureliano/EPTV
Segundo ele, a implantação do botão de pânico nos ônibus da cidade passou a ser necessária após frequentes atos de vandalismo registrados em diversos veículos da frota nos últimos meses.
LEIA TAMBÉM
Idosa de 62 anos ferida em ônibus em Ribeirão Preto achou que pedra era tiro: ‘Senti pancada e sangue escorrer’
Motoristas deixam bairro de Ribeirão Preto escoltados após ameaças e ataques a ônibus
Vendedora diz que teve corpo apalpado por homem dentro de ônibus em Ribeirão Preto
Só em 2024, de acordo com João Henrique Bueno, presidente do Sindicato dos Motoristas de Ônibus de Ribeirão Preto, 96 atos de vandalismo foram registrados.
“[Pessoas] pegando rabeira, quebrando vidro de ônibus, atirando pedra, acidentes com passageiros, com motorista. Está muito caótica a situação”.
Polícia será acionada por central
O motorista será o responsável por acionar o botão de emergência, que fica bem ao lado da direção.
As mensagens serão enviadas para a sala de monitoramento do consórcio que administra as linhas, e logo são direcionadas para o setor responsável.
Mensagens serão enviadas para sala de monitoramento de consórcio, que acionará polícia e guarda em Ribeirão Preto (SP)
Tiago Aureliano/EPTV
Se a ocorrência envolver violência, como pedradas em ônibus, rabeira ou assédio sexual, a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar serão imediatamente acionadas.
“Espero que esse botão possa agilizar e colocar fim nesses atos de vandalismo”, diz Bueno.
Para o motorista Thiago Henrique de Oliveira, a medida pode ser um alívio. “A gente sai de casa e não sabe se volta, está bem complicado pra gente”.
Violência contra motorista e passageiro
Frequentemente, ônibus tem se tornado alvos de vândalos em Ribeirão Preto, que pegam rabeira e, quando repreendidos por motoristas, atiram pedras e danificam os veículos.
Ônibus são alvos frequentes de vândalos em Ribeirão Preto (SP)
Tiago Aureliano/EPTV
Em fevereiro, uma mulher de 62 anos ficou ferida após ser atingida por pedradas quando o ônibus em que ela estava passava por um trecho da Rua Paraguaçu, no bairro Ipiranga, e foi alvo de um ataque.
Em janeiro, pelo menos três motoristas deixaram o bairro Cristo Redentor escoltados por viaturas da PM após ameaças e novos ataques.
Além de vandalismo, também há registros de assédio sexual dentro dos coletivos.
Também em janeiro, uma vendedora acionou a polícia após ter corpo apalpado por homem dentro do ônibus em que estava. O boletim de ocorrência foi registrado como crime de importunação sexual.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região