Benefício de Prestação Continuada (BPC) paga salário mínimo para idosos e pessoas com deficiência. INSS também vai intensificar monitoramento de beneficiários em agosto. Marcos Augusto tenta se cadastrar no CadÚnico.
TV Globo
A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal vai visitar pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para confirmar informações e verificar irregularidades. Segundo o governo federal, 71.123 mil idosos e pessoas com deficiência do Distrito Federal receberam o BPC em abril de 2024.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
O diretor-substituto do setor de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Geovani Spiecker, disse nesta sexta-feira (28) que vai intensificar o monitoramento do cadastro de beneficiários em todo o país, a partir de agosto. É o INSS que faz o pagamento do BPC.
O benefício paga um salário mínimo por mês para idosos com 65 anos ou mais, que não cumprem todos os requisitos para se aposentar, e para pessoas com deficiência de qualquer idade, que possuem renda baixa.
“A gente vai fazer cruzamento de dados, vai identificar quais as principais possibilidades de ter alguma irregularidade, ver quem é que tem renda, quem tem um vínculo de prefeitura, algum órgão público ou recebe algum outro benefício que não consta no nosso sistema”, diz Geovani Spiecker.
O INSS vai mandar uma carta para as pessoas que possuem alguma irregularidade, para que elas possam se justificar. Se necessário, o instituto diz que vai cancelar o benefício.
O instituto também reforça que raramente visita os beneficiários para fazer esse monitoramento.
O que é BPC
BPC: especialista tira dúvidas sobre a concessão do Benefício de Prestação Continuada
O BPC oferece a auxílio para idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, com renda familiar per capita (por pessoa da família) de até um quarto do salário mínimo. A solicitação para receber o BPC é feita nas Agências da Previdência Social (APS) ou pelos canais de atendimento do INSS.
👉🏽 Por telefone, o número é 135 com ligação gratuita
👉🏽 Pelo site ou aplicativo de celular “Meu INSS”
O Ministério de Desenvolvimento explica que o BPC não é aposentadoria. Por isso, para ter direito a ele não é preciso ter contribuído para o INSS.
LEIA TAMBÉM:
CÂMERA CORPORAL: Seguranças do Metrô-DF usam câmeras corporais a partir de segunda-feira (1°)
DIA DO ORGULHO: Bandeira gigante colore Brasília no Dia do Orgulho LGBTQIA+; veja IMAGENS
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.