Os moradores da região de Zacarias (SP) contam que a situação tem se estendido por meses. Mesmo com a estiagem, Rio Tietê permanece verde em Zacarias
Um afluente do Rio Tietê, o Ribeirão São Jerônimo, que fica em Zacarias (SP), tem apresentado uma coloração esverdeada, além do mau cheiro. Um cenário que tem ocorrido há pelo menos três meses seguidos.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
A situação, que antes durava dois ou três dias e passava meses sem acontecer, agora tem ocorrido frequentemente, além de durar longos períodos.
O aposentado Hércio Melo comprou um rancho na região há três anos e fala que outras vezes já tinha ocorrido essa situação.
“Ficava, às vezes, três meses sem a água ficar suja; agora, pelo contrário, estou há três meses sem ver uma água limpa nesse rio”, conta.
Coloração verde da água do afluente do Rio Tietê em Zacarias (SP)
TV TEM/Reprodução
Os biólogos explicaram à TV TEM que essa situação acontece por conta do excesso de nutrientes na água. Isso é resultado da poluição e de esgoto descartado de maneira incorreta, diretamente no rio.
Por conta disso, as plantas aquáticas crescem de maneira anormal deixando a água com essa tonalidade. Situação que causa a diminuição de oxigênio e consequentemente a morte de alguns peixes.
Lodo que está na superfície da água do afluente do Rio Tietê em Zacarias (SP)
TV TEM/Reprodução
Renda afetada
Água esverdeada no afluente do Rio Tietê em Zacarias (SP) está fazendo com que os peixes sumam em grande proporção da área
TV TEM/Reprodução
O pescador profissional Luiz Rufino de Oliveira trabalha na região há pelos menos 30 anos e conta que a renda dele caiu drasticamente após a água ter ficado verde.
“Os peixes desapareceram, sumiu tudo aqui da região, não consigo pegar igual antigamente e infelizmente a minha renda tá indo por água abaixo” explica.
A quantidade que Luiz pega de peixe hoje em dia, não chega nem na metade de antigamente e, por conta disso, pensa em trabalhar em outra área.
Moradores da área do afluente do Rio Tietê em Zacarias (SP) reclamam de mau cheiro vindo da água
TV TEM/Reprodução
“Outros pescadores que dependem do Tietê já estão largando, teve gente que já vendeu barco e tudo que usava pra pescar; e logo eu sigo o mesmo caminho por conta da renda” , explica.
Em nota a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) informou que tem monitorado a situação e colaborado com as prefeituras para reduzir a carga de nutrientes no rio e que aconselha a população evitar o contato com a água verde.
A TV TEM também procurou o Ministério Público (MP) que informou que oficiou a CETESB para que envie técnicos até o local para tomar providências, além de encaminhar um relatório para análise da situação.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM