15 de novembro de 2024

Brasil é um dos países do G20 em que mais se trabalha; veja a carga horária pelo mundo


Holanda é um dos países em que a população trabalha menos horas. Como funciona carga horária de trabalho pelo mundo?
Uma proposta de emenda à Constituição busca o fim da escala de trabalho 6X1 no Brasil. O país é um dos do G20 em que mais se trabalha semanalmente, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho. Veja no vídeo acima.
Segundo a OIT, o Canadá tem a menor média semanal de horas trabalhadas entre os países do G20, com 32,1 horas. A Alemanha aparece com uma média de 34,2 horas, enquanto a França, conhecida por leis trabalhistas rigorosas, ocupa a quarta posição.
Jornada de trabalho países do G20
Reprodução/GloboNews
Exemplo Holanda
A jornada de trabalho vem sendo debatida no mundo todo, e um aspecto que ganha destaque nas discussões internacionais é a carga horária semanal. A Holanda, por exemplo, é um dos países em que a população trabalha menos horas.
A Holanda, sexta colocada no ranking da OIT de menor jornada semanal, apresenta uma média de 31,6 horas trabalhadas.
Para os holandeses, uma jornada integral é de 38 horas semanais, mas grande parte da população faz a jornada reduzida, trabalhando entre 12 a 36 horas. Isso acontece especialmente no setor de serviços, responsável por cerca de 70% a 100% do PIB holandês.
Outro fator que diferencia a Holanda do Brasil é o salário mínimo: lá, um trabalhador que cumpre uma jornada semanal média de 32 horas e quatro semanas ao mês ganha cerca de 1.700 euros, com base no valor de 13,68 euros por hora. Além disso, a pausa para o almoço é de apenas 30 minutos e, geralmente, não é remunerada.
“Eles [holandeses] costumam até brincar que, quando escritórios dos Estados Unidos enviam e-mails para o pessoal aqui da Holanda e na França em junho, durante o verão, eles só vão responder em setembro, no fim das férias”, comenta jornalista Marcelo Elizardo.
Jornada de trabalho pelo mundo
Reprodução/GloboNews
LEIA TAMBÉM:
Fim do ‘6×1’? Deputados tentam emplacar PEC para reduzir jornada de trabalho; Congresso já engavetou tese antes
Semana de 4 dias: por que algumas empresas decidiram não manter todas as folgas após teste
‘Short friday’: sair mais cedo do trabalho às sextas já é realidade

Mais Notícias