24 de setembro de 2024

Brasileira que denunciou estupro na Índia agradece apoio e diz que ‘seguirá a vida’: ‘Segunda chance’

Fernanda Santos e o marido foram atacados por um grupo de homens durante uma viagem pelo continente asiático. Todos os suspeitos do crime foram presos. Brasileira que denunciou estupro na Índia agradece apoio e diz que ‘seguirá a vida’
Em um vídeo postado nas redes sociais, a influencer brasileira Fernanda Santos agradeceu o apoio que recebeu desde que denunciou ter sido vítima de um estupro coletivo na Índia (assista acima). Na legenda da postagem, Fernanda escreveu que a “vida é um presente”.
“Nós tivemos uma segunda chance, ainda estamos vivos. Foi difícil, sim, mas estamos respirando ainda. Vamos continuar a jornada, vamos continuar nossas vidas; não fazer isso deixaria o mal vencer, e não permitiremos isso”, diz a postagem, traduzida do espanhol.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Fernanda detalhou ainda que, desde que o crime aconteceu, não sabia como falar sobre o assunto, mas decidiu fazer a publicação como forma de agradecimento. A influencer desabafou que “são tantos pensamentos e sentimentos”, que quando passou pela situação de não saber se viverá mais um dia, parou para refletir.
“A vida em si é um presente, sei que é algo que damos por garantido, mas quando passamos por situações em que quase não vemos o próximo dia, é quando paramos para refletir. Não somos pessoas que desistem. Continuamos a jornada com mais determinação do que nunca!”, escreveu Fernanda.
LEIA TAMBÉM:
Quem é a influencer brasileira que denunciou estupro coletivo na Índia
Brasileira relata ter sido vítima de estupro coletivo na Índia
Estradas perigosas e paisagens impressionantes: veja trajeto da influencer brasileira na Índia antes de chegar ao local onde sofreu estupro coletivo
Fernanda Santos e o marido foram atacadas durante uma viagem à Índia
Reprodução/Redes Sociais
Resumo do caso
O crime aconteceu no dia 1º de março, no distrito de Dumka, enquanto o casal seguia de moto até o Nepal. Todos os suspeitos do crime, que não tiveram a identidade divulgada pela polícia, foram presos.
De acordo com a vítima, ela foi indenizada pelo governo do estado de Jharkand, onde aconteceu o crime. O valor recebido, cerca de 12 mil dólares, equivale a R$ 60 mil.
Em nota, a embaixada brasileira afirmou que “seguirá à disposição para prestar toda a assistência cabível e acompanhar todos os desdobramentos do caso, em estreita coordenação com as autoridades espanholas e indianas”.
Nas redes sociais, Fernanda ressalta que quem passou pela mesma situação deve denunciar o crime. O casal contou que o mais importante é a vida e viver ela intensamente.
“Mulheres, se algo parecido aconteceu com vocês, não precisam ter vergonha nenhuma. Você tem que ser forte e ficar de cabeça erguida. Os criminosos são os culpados e pagarão caro. Quando a vida te dá uma segunda chance você tem que agarrá-la e vivê-la.
Crime e indenização
Brasileira relata ter sido vítima de estupro coletivo na Índia
O crime aconteceu em 1º de março, no estado de Jharkhand. O casal contou nas redes sociais que seguia de moto até o Nepal, mas decidiu acampar na região. Durante a noite, eles foram atacados pelo grupo. Enquanto Fernanda era vítima de violência sexual, o marido dela era segurado e agredido.
“Fernanda está pior do que eu. Eles me bateram com o capacete várias vezes e com uma pedra na cabeça. Graças a Deus ela estava vestindo a jaqueta [de motociclista] e isso amorteceu um pouco dos golpes”, relatou.
No domingo, a polícia do distrito de Dumka, na Índia, já havia publicado a foto de três dos suspeitos do crime contra Fernanda (veja foto abaixo). Após o crime, a vítima contou que foi indenizada pelo governo do estado de Jharkand pelo crime. Em seguida, a vice-comissário do distrito de Dumka, em Jharkand, Anjaneyulu Dodde, confirmou o pagamento.
Polícia divulga foto da prisão dos suspeitos de envolvimento no estupro coletivo de brasileira, em Dunka, Índia
Reprodução/Redes Sociais
“Fizemos uma investigação rápida e, por parte da administração distrital, estamos fornecendo toda a ajuda a eles [Fernanda e Vicente]. No âmbito do esquema de compensação às vítimas, demos a eles Rs 10 lakhs. Tentaremos um julgamento e condenação rápidos [dos suspeitos]”, afirmou, em entrevista a repórteres da imprensa local.
À reportagem, Vicente Barbera, marido de Fernanda, falou sobre o recebimento da indenização.
“Aqui é lei. Não tem como falar que não aceito ou fazer outra coisa. Qualquer vítima tem direito a uma indenização aqui na Índia”, afirmou.
Trajetória antes do crime
O casal Fernanda Santos e Vicente Barbera denunciou um estupro coletivo durante viagem à Índia
Reprodução
Fernanda e o marido chegaram na Índia em julho do ano passado e desde então viajam pelo país de moto. Uma publicação do casal nas redes sociais no dia 11 de julho de 2023 mostra o dia em que os dois chegaram na Índia. Antes de chegar no país, Fernanda Santos e Vicente Barbera passaram três meses percorrendo o Paquistão.
Estradas perigosas e paisagens impressionantes: veja trajeto da influencer brasileira na Índia antes de chegar ao local onde sofreu estupro coletivo
No meio tempo em que ficaram na Índia, o casal ainda visitou a ilha de Sri Lanka, localizada próxima ao país indiano, durante duas semanas em fevereiro, dias antes do crime acontecer. Apesar de o casal não ter compartilhado quando exatamente chegou no estado de Jharkhand, foi no distrito de Dumka, no dia 1º de março, que o crime aconteceu.
Quem é a influencer
Fernanda Santos e o marido foram atacadas durante uma viagem à Índia
Reprodução/Redes Sociais
Nas redes sociais, Fernanda tem um perfil próprio e outro junto com o marido, o espanhol Vicente Barbera. Juntos há dez anos, o casal viaja o mundo em motos e divide as aventuras que vivem com mais de 177 mil seguidores.
“Ao redor do mundo em uma motocicleta”, descrevem. Sempre sobre duas rodas, Fernanda e Vicente compartilham fotos e vídeos das belezas naturais, culturais e gastronômicas dos mais de 65 países onde eles já passaram.
Muito sorridente e alegre, Fernanda ainda mostra nas redes sociais a rotina dessas viagens e vídeos brincando, dançando e beijando o marido. Além disso, instruções de manutenção na moto e as rotas por onde passam.
Nas últimas publicações, o casal mostra que estava viajando pelo continente asiático. De acordo com a apuração da imprensa local, eles seguiam para o Nepal, decidiram acampar na região e, durante a noite, foram atacados.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
📱 Participe dos canais do g1 Goiás no WhatsApp e no Telegram.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Mais Notícias