21 de setembro de 2024

Brasileira relata ter sentido terremoto a 80 km de Nova York: ‘Começaram a chegar alertas no telefone de todo mundo’

Tremor de magnitude 4,8 teve como epicentro a cidade de Lebanon, no estado de Nova Jersey. Não há registro de danos ou feridos. Terremoto de 4,8 de magnitude atinge região de Nova York, nos EUA
O terremoto de magnitude 4,8 que atingiu a região de Nova York, nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (5) pôde ser sentido a 80 km de distância da cidade. Ao g1, brasileiros que estão no território norte-americano relatam o susto com os tremores.
🔔 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A intercambista Gabriela Rodrigues, de Jaguariúna (SP), afirmou ter sentido o chão tremer por cerca de 20 segundos em Nesconset, na ilha de Long Island, no Sudeste do estado de Nova York. “Foi meio esquisito porque algumas pessoas olharam, perceberam, e outras seguiram a vida, nem repararam”.
“Na hora, eu achei que fosse um caminhão, alguma coisa que quando é muito pesada passa perto, obra ou alguma coisa assim, porque tudo continuou normal. Aí começaram a chegar alertas no telefone de todo mundo, falando que foi um terremoto e se tinha alguém ferido”, conta.
O epicentro ocorreu perto da cidade de Lebanon, que fica no estado de Nova Jersey e a cerca de 60 quilômetros de Nova York. O tremor também foi sentido nas cidades de Filadélfia e Boston.
Segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA (USGS, na sigla em inglês), o tremor ocorreu às 10h28 no horário local (11h28 no horário de Brasília). Não há registro de danos ou feridos.
Intercambista Gabriela Rodrigues sentiu tremores em cidade a 80 km de Nova York
Gabriela Rodrigues/Arquivo pessoal
Tremores na 6ª Avenida
Na cidade de Nova York, o analista de investimentos João Victor Costa dos Santos, de Campinas (SP), sentiu o impacto do terremoto no escritório onde trabalha, na 6ª Avenida. Morando nos Estados Unidos há cerca de dois meses, ele também relata a sensação de movimentação do solo.
“A sensação foi meio estranha, foi meio surpreendente, nunca tinha sentido terremoto. Inclusive, conversei com outras pessoas de Nova York mesmo, que nasceram aqui, moraram aqui, e eles nunca tinham vivenciado isso também”, diz.
João Victor Costa dos Santos e a mulher, Gabriela Camargo Bragatto dos Santos, no Central Park; casal mora nos EUA há dois meses
João Victor Costa dos Santos/Arquivo pessoal
LEIA TAMBÉM:
IMPACTO LEVE: A mesa literalmente tremeu, diz correspondente
‘Nós vamos reconstruir’: Após terremoto, habitantes de Nova York fazem memes com ‘força’ do evento nas redes sociais
Santos, assim como Gabriela Rodrigues, recebeu um alerta no celular sobre o terremoto. Na sequência, um segundo alerta foi emitido pelo governo norte-americano avisando sobre a possibilidade de terremotos menores – também chamados de “aftershocks”.
“Veio um segundo alerta dizendo que poderia ter alguns aftershocks, eles chamaram, acho que alguns leves tremores. Eu não senti nada, mas [disseram] que a gente poderia continuar nossas atividades normalmente”.

VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Mais Notícias