21 de setembro de 2024

Brasileira surpreendida com terremoto em Nova York diz que achou que era caminhão passando: ‘Fui ver na rua e não tinha nada’

Liliane Konno, de Itapetininga (SP), conta que sentiu os tremores enquanto estava trabalhando. A jovem recebeu um alerta no celular indicando que outro terremoto mais forte pode atingir a região. Liliane Konno de Itapetininga (SP) presenciou terremoto de Nova York enquanto trabalhava
Liliane Konno/Arquivo pessoal
Uma brasileira de 28 anos que mora em Nova York, nos Estados Unidos, diz que levou um susto com o terremoto que atingiu a região nesta sexta-feira (5). Liliane Konno, de Itapetininga (SP), conta que estava trabalhando quando os tremores começaram. Liliane é designer de moda e consultora de imagem e mora no Brooklyn.
A jovem diz que achou que fosse um caminhão pesado passando pela rua. “Tanto que quando aconteceu, eu fui ver na rua e não tinha nada, a rua estava vazia”, comenta ao perceber que tratava-se de um terremoto.
“O que eu senti foi a parede chacoalhar e o chão, não caiu nada, foi super rápido e fraco também. Todo mundo saiu dos cômodos para falar ‘olha só, aconteceu isso’. Depois voltaram a fazer o que estavam fazendo”, diz a jovem, completando que não houve estragos no local onde estava.
“Eu avisei a minha mãe quando aconteceu só para ela ficar sabendo. Ela [mãe] ficou meio no desespero. Decidi avisar antes porque se começar a sair no Instagram e outros portais de notícias e eu não falo nada, ia dar mais desespero ainda. Foi mais o susto, ela ficou um pouco preocupada”, diz.
A jovem conta que recebeu alertas do governo americano no celular: um citando o ocorrido e outro orientando a população a ficar em casa.
O governo encaminhou um alerta para os moradores da região de Nova York, nos EUA
Liliane Konno/Arquivo pessoal
“Quando acontece alguma coisa que dá estado de alerta, eles mandam notificação e o celular começa apitar pra todo mundo, e é um barulho bem alto”, comenta Liliane.
“Tremores secundários podem ser sentidos. Novaiorquinos podem continuar com as atividades de rotina”, diz o alerta.
Governo orienta moradores a ficar em casa em Nova York
Liliane Konno/Arquivo pessoal
O terremoto
O tremor de 4,7 de magnitude teve epicentro em Nova Jersey, a 80 quilômetros de Nova York. Segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA (USGS, na sigla em inglês), o tremor ocorreu às 10h28 no horário local (11h28 no horário de Brasília).
A profundidade do terremoto, ainda de acordo com a USGS, foi de 5 quilômetros abaixo da superfície — uma profundidade considerada muito baixa e que pode aumentar a intensidade do tremor.
O epicentro ocorreu perto da cidade de Lebannon, no estado de Nova Jersey, mas foi sentido em Nova York, segundo relatos de moradores, além das cidades de Filadélfia e Boston.
* Colaborou sob a supervisão de Eduardo Ribeiro Jr.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
.

Mais Notícias