Alana Oliveira e Nélio Oliveira, de 38 e 50 anos, contaram que sentiram a cama, o guarda-roupas e as janelas tremerem. Eles moram no distrito de Setúbal, a 20 minutos da capital Lisboa. Um casal de brasileiros que mora em Portugal há 4 anos disse que se assustou ao sentir o terremoto de magnitude 5,4 que atingiu o país nesta segunda-feira (26). Alana Oliveira e Nélio Oliveira, de 38 e 50 anos, respectivamente, contaram que sentiram a cama, o guarda-roupas e as janelas tremerem.
Os dois moram em Pinhal Novo, distrito de Setúbal, a 20 minutos da capital Lisboa. Era pouco mais de 5h no horário local (2h no horário de Brasília) quando a casa tremeu.
Receba as notícias do g1 no seu WhatsApp
“Estava dormindo e acordei com o desconforto da cama mexendo e barulho das portas do roupeiro. Confesso que, no momento, fiquei sem entender nada. Aquilo me assustou! Quando acordei , demorei uns segundos para assimilar”, disse Alana, natural de João Pessoa (PB).
“Não foi nada que durasse muito tempo. Foi até rápido, mas as janelas tremeram muito, os armários da casa todos tremendo. Foi uma sensação assustadora para quem nunca sentiu essa sensação de tremor de terra”, contou Nélio, natural de Barra Mansa (RJ).
O casal nunca tinha passado por um terremoto antes. Inicialmente, ao ouvirem uma porta de vidro bater, Alana e Nélio pensaram que tratava-se apenas de mais uma manhã com ventos fortes.
“Meu esposo já estava acordado e, ao ouvir a porta de vidro bater , achou que tínhamos deixado as janelas abertas e era o vento forte que costuma ter aqui, mas, para surpresa, estava tudo fechado. Daí, ele percebeu o que aconteceu”, explicou Alana.
“Não tivemos nenhum prejuízo. O governo se prontificou rapidamente em Portugal, com notas na internet, na TV, passando todo o relatório e pedindo à população para que mantivesse a calma. De forma geral, realmente, não tivemos nenhum prejuízo, mas a sensação é bem assustadora”, afirmou Nélio.
Terremoto acordou outro brasileiro
Brasileiro Washington Dias, de 26 anos, foi acordado pelo terremoto em Portugal
Reprodução/Arquivo pessoal
O tremor também acordou o brasileiro Washington Dias, de 26 anos, que mora no distrito Setúbal. Ele, que está no país há 8 meses, disse que teve a impressão que estava sonhando.
“Acordei um pouco no susto. Eu não sabia o que estava acontecendo. Dá impressão até que você ainda está em um sonho, porque você acorda, está tudo tremendo, você olha pro lado e o guarda-roupa tremendo, parece que vai cair. Olha para os móveis e tá tudo balançando, parece que tudo vai cair”, contou Washington.
O brasileiro afirmou que voltou a dormir e só teve dimensão do que tinha acontecido depois que acordou.
“Como eu tinha acabado de acordar, não entendi bem o que estava acontecendo, eu voltei a dormir. Aí, depois que eu acordei e vi as notícias, eu tive mais a noção do que aconteceu, que foi realmente terremoto”, explicou ele.
Terremoto é um dos maiores em décadas em Portugal
Terremoto de magnitude 5,4 atinge cidades de Portugal
O terremoto desta segunda-feira foi fortemente sentido na capital Lisboa e em várias regiões. O tremor é um dos mais fortes em décadas no país, que já foi atingido por um dos piores terremotos do mundo, no século XVIII.
O terremoto ocorreu pouco depois das 05h no horário local (01h no horário de Brasília), e teve o epicentro no mar, a 52 quilômetros da costa de Setúbal, cidade nos arredores de Lisboa.
LEIA MAIS:
IMPOSSÍVEL NÃO SENTIR, SEGUNDOS MAIS LONGOS DA VIDA: Os relatos de quem viveu o tremo em Lisboa
MEGATERREMOTO: Relembre a história do terremoto do século XVIII que destruiu Lisboa, mudou a história e levou a reflexões sobre o papel de Deus
‘PARECIA QUE O PRÉDIO IA CAIR’: Brasileira que visitava Lisboa disse que se agarrou à cama
O Instituto de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que monitora tremores pelo mundo em tempo real, registrou uma magnitude de 5,4. Já o Instituto Portugês do Mar e Atmosfera (IPMA) disse que o terremoto teve magnitude 5,3
Ainda de acordo com o USGS, o terremoto ocorreu em uma profundidade de 17,5 quilômetros da superfície, que é considerada baixa e aumenta a intensidade do tremor.
O governo disse que não havia registrado um tremor tão forte desde um terremoto que atingiu o país em 1969.
A agência de proteção civil de Lisboa afirmou ter recebido centenas de chamadas pedindo orientação, mas, até a última atualização desta reportagem, não havia relatos de danos ou vítimas no país, segundo disse o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Também não houve alertas por tsunami.
O tremor desta segunda, um dos mais fortes das últimas décadas, reacendeu em Lisboa as memórias do megaterremoto que atingiu a cidade no século XVIII e é considerado um dos piores terremotos já registrados na história mundial.
Na ocasião, a cidade foi destruída após um terremoto com magnitude entre 8,5 e 9. O tremor foi seguido de um tsunami e um incêndio que se espalhou pela capital portuguesa e durou seis dias. Segundo os registros que se tem da época, entre 20 mil e 100 mil pessoas morreram.
A cidade teve de ser quase inteiramente reconstruída após o episódio, que também foi um marco para registro e prevenção de terremotos no mundo
Terremoto atinge costa de Portugal
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul