A competição envolve as categorias tradicional, gourmet e inovador. A final será realizada no dia 29 de junho no auditório I da Fatec Tatuí (SP) e o prêmio é um voucher de R$ 2 mil. Brigadeiro de cerveja é servido em um copo americano
Doce Lua/Divulgação
Com ideias inusitadas, saborosas e de fazer qualquer um “comer com os olhos”, o concurso de doces “Doce Harmonia” realizado na Fatec de Tatuí (SP), conta com opções surpreendentes para a grande final, neste sábado (29).
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
O evento da terra dos doces caseiros, promovido pela Associação dos Produtores de Doce de Tatuí (Aprodoce) e pela Consultoria e Pesquisa em Gestão Empresarial (Conpeg), é dedicado à celebrar a confeitaria e promover a arte gastronômica relacionada à fabricação de doces.
O concurso vai premiar os melhores doces de três categorias diferentes dos associados da Aprodoce: Tradicional, Gourmet e Inovador. Os doceiros precisam ser criativos e acima de tudo, fazer quitutes saborosos e memoráveis.
Ao g1, o professor e organizador do evento da Fatec, Luís Antônio Galhego Fernandes, explicou que além de ser uma atividade que beneficia os amantes de doces, os confeiteiros que lidam com o este segmento usam o concurso como um estímulo, para ganhar e buscar sempre melhorar o produto.
“Os participantes tem a possibilidade de ter seu produto degustado por chefes importantes, todos recebem um retorno de cada jurado de forma anônima, a gente envia estas informações a cada participante e ainda a possibilidade de abrir portas, criar oportunidades junto aos próprios jurados”, explica Luís.
A doceria vencedora em cada uma das categorias vai ganhar um voucher de R$ 2 mil. A final do evento deve acontecer no auditório I da Fatec Tatuí, localizada na Rodovia Mario Batista Mori, nº 971, no bairro Jardim Aeroporto.
🍮Categoria tradicional
Os doces comumente conhecidos nas tradições da culinária local ou regional se enquadram nesta categoria.
As opções variam entre brigadeiro, cocada, paçoca, queijadinha, quindim, bom-bocado, doces em compota e doce ABC de Tatuí.
O ABC, chamado assim por ser um doce feito com abóbora, batata branca, batata roxa e cidra, é o mais tradicional da cidade. Quem arriscou preparar esta iguaria para o concurso foi a doceria Pingo Doce.
O manjar com calda de ameixa foi preparado pela Doces do Sítio e a trufa ficou com a confeitaria Dani Diniz.
Concurso também teve opções tradicionais em Tatuí (SP)
Reprodução
🍩Categoria Gourmet
Com a abordagem refinada e uma apresentação sofisticada, esta categoria se encaixa aos participantes que fazem doces com diferentes técnicas e ingredientes de alta qualidade.
O copo com o doce argentino franuí foi preparado pela Mimi Pink, a coxinha de morango ficou com a Paula Ananda Brigadeiro Gourmet e o donut de cural foi feito pelo Atelier Anna Botelho.
Os finalista da categoria gourmet incluem copo de franuí, coxinha de morango e donuts de cural, em concurso de Tatuí (SP)
Reprodução
🍺Categoria Inovador
Priorizando a criatividade e a originalidade, os participantes desta categoria são incentivados a experimentar novas combinações de sabores, além de técnicas de preparo.
O copinho americano com brigadeiro de cerveja foi montado pela doceria Doce Lua, já o bombom de cheesecake abóbora com cream cheese é da Doce Cidade e o brigadeiro de coco recheado com caramelo de maracujá foi feito pela Raissa Confeitaria Artesanal.
A categoria de inovação tem brigadeiro de cerveja, bombom de abóbora com cream cheese e brigadeiro de coco com recheio de maracujá em concurso de Tatuí (SP)
Reprodução
Feira do Doce de Tatuí
A 10ª Feira do Doce de Tatuí acontecerá entre os dias 5 e 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.
Reunindo doceiros e visitantes de toda a região, a feira já é tradição no município. Em 2023, o evento contou com 60 doceiros que ofereceram seus produtos para mais de 200 mil pessoas que compareceram ao evento.
Feira do Doce de Tatuí (SP) faz parte do calendário turístico do estado de São Paulo
Prefeitura de Tatuí/Divulgação
*Colaborou sob supervisão de Carla Monteiro
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
.