25 de dezembro de 2024

Brigadeiro de cerveja, donuts de cural e trufa tradicional vencem concurso de doces em Tatuí; conheça detalhes das receitas

A competição envolve as categorias tradicional, gourmet e inovador. A final será realizada no dia 29 de junho no auditório I da Fatec Tatuí (SP) e o prêmio é um voucher de R$ 2 mil. Brigadeiro de cerveja, donuts de cural e trufa tradicional são os vencedores de concurso de doces em Tatuí.
Reprodução
Após semanas de uma disputa saborosa, a cidade de Tatuí , no interior de São Paulo, conheceu as receitas vencedoras do concurso “Doce Harmonia”. Os primeiros lugares ficaram com: brigadeiro de cerveja, donuts de cural e a tradicional trufa de chocolate. (veja abaixo detalhes das receitas)
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
O concurso vai premiou os melhores doces de três categorias diferentes dos associados da Aprodoce: Tradicional, Gourmet e Inovador.
A final do concurso de doces, promovido pela Fatec de Tatuí (SP), foi realizada neste sábado. Na últimas semanas foram organizadas as etapas de classificação antes da grande final.
O evento da terra dos doces caseiros, promovido pela Associação dos Produtores de Doce de Tatuí (Aprodoce) e pela Consultoria e Pesquisa em Gestão Empresarial (Conpeg), é dedicado à celebrar a confeitaria e promover a arte gastronômica relacionada à fabricação de doces.
Ao g1, o professor e organizador do evento da Fatec, Luís Antônio Galhego Fernandes, explicou que além de ser uma atividade que beneficia os amantes de doces, os confeiteiros que lidam com o este segmento usam o concurso como um estímulo, para ganhar e buscar sempre melhorar o produto.
“Os participantes tem a possibilidade de ter seu produto degustado por chefes importantes, todos recebem um retorno de cada jurado de forma anônima, a gente envia estas informações a cada participante e ainda a possibilidade de abrir portas, criar oportunidades junto aos próprios jurados”, explica Luís.
A doceria vencedora em cada uma das categorias ganhou um voucher de R$ 2 mil.
🍫 Categoria tradicional
Os doces comumente conhecidos nas tradições da culinária local ou regional se enquadram nesta categoria. E o primeiro lugar ficou com a trufa de chocolate da confeitaria Dani Diniz.
“Estou muito feliz , foi primeira vez que ganho um concurso . Ano passado do o criei a Éclair Candid de Bacon , mas não venci. Esse ano fiz a trufa tradicional para a venda na loja e os clientes estavam elogiando muito que resolvi arriscar ela no concurso”, conta a confeiteira.
Além dos segredinhos da casa, a trufa é feita em um blend de chocolates nobres e leva um toque suave de rum da Jamaica. São pesadas um a um , boleados a mão e banhadas no chocolate ao leite .
🍩Categoria Gourmet
Com a abordagem refinada e uma apresentação sofisticada, esta categoria se encaixa aos participantes que fazem doces com diferentes técnicas e ingredientes de alta qualidade.
O grande vencedor da categoria foi o donut de cural foi feito pelo Atelier Anna Botelho. A responsável pela receita, que dá o nome a doceria, conta que ficou muito emocionada com o prêmio.
“Estou explodindo de alegria, é uma gratidão eterna, eu subi para agradecer chorando, já emocionada, porque a gente fica muito feliz de ver o nosso produto sendo reconhecido”.
A empresária contou alguns detalhes da receita que conquistou os jurados. Por ser apaixonada por receitas que levam milho e também como homenagem ao interior ela aliou um clássico da culinária americana que é donuts com recheio de cural de milho. Segundo ela, foram muitos testes até chegar no resultado final.
“O cural é feito com o próprio milho verde, em natura, daí a gente adiciona creme de leite, leite condensado…Na cobertura a gente trabalha com chocolate nobre na cobertura, com um toquinho de canela para harmonizar todos os sabores”.
🍺Categoria Inovador
Priorizando a criatividade e a originalidade, os participantes desta categoria são incentivados a experimentar novas combinações de sabores, além de técnicas de preparo.
O copinho americano com brigadeiro de cerveja foi idealizado pela doceira Daiane Olivera, da doceria Doce Lua, conquistou o juri e levou o troféu para casa.
“Sempre quis participar da Feira do Doce, porém eu teria que ter algum doce diferente para me destacar dos demais, até porque são mais de 60 doceiros com uma variedade extensa de doces deliciosos e eu ali pela primeira vez. Desde que me inscrevi, comecei a pensar em algo inovador”, relembra.
Leite condensado, creme de leite, chantilly e o grande Destaque que é a Cerveja, o diferencial está no preparado e ela guarda o segredinho a sete chaves.
“Vencer o concurso pra mim foi muito gratificante foi a melhor sensação que vivi até hoje na confeitaria”.
Feira do Doce de Tatuí
A 10ª Feira do Doce de Tatuí acontecerá entre os dias 5 e 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.
Reunindo doceiros e visitantes de toda a região, a feira já é tradição no município. Em 2023, o evento contou com 60 doceiros que ofereceram seus produtos para mais de 200 mil pessoas que compareceram ao evento.
Feira do Doce de Tatuí (SP) faz parte do calendário turístico do estado de São Paulo
Prefeitura de Tatuí/Divulgação
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias