Prefeitura ainda precisa entregar terminais do Ouro Verde e realizar a nova licitação do transporte. Veja como impacta. Estação BRT Parque das Bandeiras/Ipaussurama fica no canteiro central da avenida John Boyd Dunlop, entre as estações Roseira/PUCC e Bandeirantes.
Divulgação/Emdec
Com a entrega, nesta sexta-feira (7), da estação do corredor do terminal Campo Grande do BRT Campinas (SP) que faltava para conclusão das obras naquele trecho, a prefeitura ainda tem missões a cumprir para tornar o sistema 100% operacional.
Segundo a administração municipal, toda a fase de já obras foi encerrada, no entanto, ainda restam os terminais Vida Nova e Ouro Verde, ambos no corredor Ouro Verde, para serem entregues.
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Durante a cerimônia de inauguração da estação BRT Parque das Bandeiras / Ipaussurama, o prefeito Dário Saadi (Republicanos) falou que o Terminal Ouro Verde será inaugurado após o aceite oficial da obra que vai permitir a colocação das catracas e validadores.
Número de estações e terminais:
Corredor Campo Grande – 14 estações BRT, três estações BRS e três terminais: todos em operação.
Corredor Ouro Verde – 10 estações BRT e cinco BRS operando, além de dois terminais a serem entregues.
Perimetral – quatro estações BRT em operação.
Linhas BRT:
Quatro no Campo Grande – 20, 21, 25 e 26;
Três no Ouro Verde – 10, 11 e 12.
Adaptação dos veículos
Segundo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), responsável pelo transporte público na metrópole, todos os ônibus do atual BRT passaram por um processo de adaptação no piso e porta para operar nos corredores, terminais e estações BRT.
A empresa explicou que a adaptação foi necessária, pois as estações são mais altas que os pontos de ônibus convencionais e os ajustes na frota atual foram realizados para agilizar a operação dos corredores, uma vez que a nova licitação do transporte público prevê novos veículos.
Próximas etapas
De acordo com a Emdec, em etapas futuras o Corredor Central e o Terminal Central devem passar por obras de infraestrutura para permitir a operação do BRT nestes espaços. Elas devem ser realizadas a partir de uma parceria entre Prefeitura e o Governo Federal assinada em novembro de 2024. Dentre as obras deve ser instalado:
Um piso de concreto nos 4,1 km de extensão do “Rótula”;
Quatro estações BRT, com piso alto;
Adequação do Terminal Central (cinco plataformas piso alto.
BRT Campinas: com entrega do terminal Campo Grande, saiba o que falta para operação completa.
Jaime Bastilha Barbeiro
Inauguração de estação do BRT Campo Grande
A última estação que faltava ser entregue do BRT no Distrito do Campo Grande começou a operar nesta sexta-feira (7), em Campinas (SP). Construção dos corredores começou em 2017 e a previsão inicial era de três anos de conclusão. Com entrega, corredor tornou-se 100% operacional.
A estação fica no canteiro central da Avenida John Boyd Dunlop, entre as estações Roseira/Pucc e Bandeirantes e iniciou o funcionamento às 10h.
Agentes da mobilidade urbana vão orientar usuários sobre a operação das linhas e reforçar a importância do uso da passarela de pedestres para acessar a estação com segurança.
Linhas atendidas
Será atendida pelas quatro linhas do BRT Campo Grande: as paradoras BRT20 e BRT25 e as semiexpressas BRT21 e BRT26. O acesso dos usuários à estação deve ser feito pelas catracas eletrônicas, por meio de bilhete único ou QR code.
Os usuários que precisam seguir diretamente para o Centro contam com as linhas semiexpressas BRT21 e BRT26. Com menos paradas, o deslocamento promete ser mais rápido, e circulam de segunda a sexta-feira, nos horários de pico (4h45 às 9h; 15h30 às 19h30):
BRT21 parte do Terminal Campo Grande e vai até o Terminal Mercado, atendendo agora a seis estações. Tem intervalos de 12 minutos durante o dia e de 9 minutos à noite.
BRT26 parte do Satélite Íris e vai até o Terminal Mercado, atendendo agora a cinco estações no percurso, com intervalos de 20 minutos.
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