3 de outubro de 2024

Bruno Mars de SP? Conheça Johnny Matos, cover do cantor que comprou ingressos para 14 shows do artista para tentar conhecê-lo

Johnny é morador do Grajaú, na Zona Sul da capital paulista, trabalha profissionalmente como cover de Bruno Mars desde 2018 e postou uma carta aberta nas redes para conhecer o cantor. Ele investiu mais de R$ 30 mil para ir a todos os 14 shows do ídolo no país. Morador de SP, Johnny Matos conta como se tornou fã e cover de Bruno Mars
A rotina de Johnny Matos, morador do Grajaú, distrito periférico de São Paulo, mudou completamente há seis anos, quando ele decidiu abandonar o trabalho de social media para se tornar cover do cantor norte-americano Bruno Mars. E o que o incentivou na escolha foi justamente ver um show do artista em novembro de 2017 no Brasil (entenda mais abaixo).
Hoje, aos 40 anos, com mais de 100 shows feitos ao redor do país como cover, uma equipe de 15 pessoas e 81 mil seguidores nas redes sociais, Johnny ainda mantém o sonho de um dia conhecer e conversar com Bruno Mars pessoalmente.
Por isso, com a nova turnê do artista no Brasil a partir desta sexta (4), ele teve a ideia de publicar uma carta aberta no Instagram para que pudesse viralizar e chegar até o ídolo. Além disso, comprou ingressos para ir a todos os 14 shows do cantor no país, um investimento de mais de R$ 30 mil, incluindo passagens e hospedagem.
Até a manhã desta quinta-feira (3), a postagem da carta no seu perfil tinha quase 2 mil comentários e mais de 4 mil curtidas.
“A carta aberta eu fiz para que ele me conhecesse e, depois de tantos anos de projeto, eu teria mais o que falar para ele. Se eu fizesse a carta lá atrás, eu não teria tanto para falar. Eu aprendi muito nesse tempo. E com ele eu aprendo todo dia. Se ele chegar a ler, ele vai ficar curioso para me conhecer. Eu acho que despertaria uma curiosidade”, afirmou Johnny, em entrevista ao g1 (veja vídeo acima).
“E se eu o encontrar, quero falar o quanto que a existência dele é importante na minha vida, o impacto da arte dele na minha vida e agradecer muito. Não preciso de holofote, o que eu tenho para falar para ele é para ele, sabe? Se eu puder dar um abraço ou mesmo só um aperto de mão. Falo que ele é o herói da minha vida. É como se ele tivesse me resgatado.”
Johnny Matos é cover de Bruno Mars desde 2018
Arquivo Pessoal
E o resgate a que Johnny se refere é porque viver de música era um sonho da juventude que, segundo ele, não fazia mais parte de sua vida. O grande incentivo para retornar e buscar pelo que sempre gostou foi o show de Bruno Mars de 2017.
“Sempre tive contato com a arte, fiz teatro musical, tive boy band, tentei participar de reality show. Mas era adolescente, sem comprometimento. Aí trabalhei como peixeiro, fiz curso de RH, me formei em publicidade e propaganda e estava trabalhando como social media quando eu fui ao show do Bruno em 2017”, conta Johnny.
“Eu tinha um canal de humor no YouTube e fiz uma brincadeira de ser Bruno Mars Cover por um dia. O vídeo viralizou muito, teve mais de 100 mil visualizações. No show, a galera tirou foto comigo e falei: ‘Que doideira’. Perguntaram: ‘Você é cover?’ e eu disse: ‘Não, estou só tirando uma onda’.”
Johnny diz que fez tudo “muito despretensiosamente”. “Mas quando assisti àquele show, aquele cara fazendo tudo aquilo, fiquei apaixonado. É como se ele tivesse me resgatado. Eu não esperava, não pedi por isso e foi meio como se falassem: ‘Vai fazer o que você gosta’. Foi meio que um chamado para mim. E hoje eu o represento no Brasil através do nosso show, em homenagem. E sou muito feliz fazendo isso.”
Johnny Matos em um dos shows como cover de Bruno Mars
Arquivo Pessoal
O cover diz que, quando decidiu que ia trabalhar profissionalmente como cover, considerou a opção como algo sério, não um hobby.
“O Bruno Mars foi meu resgate para fazer arte, para viver da arte. Só que quando ele se fixou na minha vida, eu já era adulto, com responsabilidades. Eu entendia que estava em outro momento. Aqueles momentos lá atrás, onde eu tinha boy band com meus amigos, sem remuneração, não era profissional. Nesse momento, do Bruno Mars, quando nossos caminhos se cruzaram, eu entendi não só que poderia brincar disso como também precisava ter respeito por uma arte que não era a minha. Precisava ser sério”, ressaltou.
Ele conta que seu padrinho de profissão, Rodrigo Teaser, cover de Michael Jackson no Brasil, é seu maior exemplo. “Falei: ‘Olha que legal o trabalho que esse cara faz, eu quero fazer dessa forma’, porque daí a esperança é de o Bruno Mars olhar e falar: ‘Que trabalho legal desse rapaz’. E a galera [amigos] e família sentem orgulho.”
Johnny Matos é cover de Bruno Mars desde 2018
Arquivo Pessoal
O primeiro show feito como cover foi no Rio de Janeiro, para 3.500 pessoas. Depois, ele não parou mais e, atualmente, já são 150 shows feitos.
“Eu fiquei nervoso no primeiro show. O início de um sonho. Eu sempre me imaginei fazendo isso. A vida me levou para outros caminhos e estou de volta. E naquela época eu dublava ainda a voz do Bruno. Hoje eu já canto, é tudo ao vivo. E ver a galera esperando, foi bem emocionante.”
Johnny conta que, ao longo desses anos, já pensou em desistir. Porém, sempre foi incentivado pelos amigos.
“É muito desafio. Estou nesse projeto já faz anos, o grande boom dele foi ano passado. O maior desafio é você fazer de forma independente, sem respaldo. Tem muito artista que quando começa tem patrocinador e isso facilita muito. No meu caso, tudo que entrava era investido no projeto em todos esses anos. Tudo é um ciclo. E eu sou muito perfeccionista. Primeiro é a qualidade do show, depois honrar a equipe, que são profissionais, pessoas remuneradas, e depois eu, óbvio.”
“Uma das coisas mais da hora de fazer esse projeto em homenagem a ele é que nunca vou estar confortável. Vou sempre me sentir desafiado porque tudo que ele faz é excelente. Não tenho a pretensão de ser o Bruno Mars. Chegar ao nível dele é impossível. O objetivo do nosso show é levar um pedacinho, um gostinho, para as pessoas que não têm acesso. Levar lá para o Ceará, onde ele nunca tocou. Esse é o propósito e, dentro da minha realidade, eu dou o meu melhor, sempre sabendo o meu lugar.”
Agora, a expectativa é conhecer Bruno Mars durante a passagem dele pelo Brasil neste ano e, no ano que vem, lançar músicas próprias.
“Eu pretendo seguir os passos dele. Ele iniciou a carreira como cover quando criança, imitava o Elvis, na adolescência imitou o Michael, foi se especializando e se tornou um musicista incrível. Ano que vem pretendo dar continuidade nas letras que tenho e lançar algo meu.”
Carta que Johnny escreveu para Bruno Mars
“Meu herói, espero que isto te encontre bem!
O meu nome é Johnny de Matos e sou um grande fã do seu trabalho. Trabalhei em várias profissões tentando me encaixar no mundo enquanto não seguia meu sonho de seguir uma carreira artística, quando tive a benção de assistir ao seu show extra dia 23/11/2017 no estádio do Morumbi. A minha primeira reação quando te vi no palco foi tipo: “Como é que um ser humano é capaz de fazer TUDO ISSO? ”. Tornei-me fã desde então!
Comecei a ler sobre você na internet, sua história de vida e acabei descobrindo que você não era apenas um artista talentoso, mas um ser humano incrível. Convidei dois amigos e construímos (de forma humilde) um concerto em sua homenagem. Hoje, mais rico em detalhes, o concerto vai completar 7 anos de estrada. É algo 100% independente e eu gosto de pensar nisso como um grande encontro para nós, seus fãs, para celebrar a sua arte. O objetivo é trazer um pouco da “Experiência” de Bruno Mars a lugares e pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de assistir ao seu concerto. O feedback mais legal é saber que nossa homenagem ajuda mais pessoas a conhecerem sua música.
Sei que és um grande fã do Michael e do Elvis. Posso imaginar o quanto eles te inspiraram na tua jornada. Na minha história pessoal você é essa grande inspiração e hoje te presto homenagem e TODOS os dias aprendo algo. Quero seguir os teus passos e um dia construir a história de “Johnny Matos” com uma carreira autoral, quero ser um dos teus imitadores que te deixou orgulhoso!
No ano passado eu vi você e os H00lig4ns em Vegas pessoalmente. Esse ano também estarei em TODOS os estados do Brasil te assistindo e te aplaudindo com orgulho!
Meu MAIOR sonho é ser notado por você ou conhecer você algum dia, no tempo de Deus, claro. Mas, só para constar, saiba que EU TE AMO de todo o meu coração e que serei ETERNAMENTE grato por ter transformado a minha vida através da sua existência.
Estarei SEMPRE aqui a apoiar-te e a rezar para que Deus te proteja. Conte comigo!”
Johnny Matos em um dos shows como cover de Bruno Mars
Arquivo Pessoal
Johnny Matos em um dos shows como cover de Bruno Mars
Arquivo Pessoal
Johnny Matos durante o The Town, evento que Bruno Mars de apresentou em 2023
Arquivo Pessoal

Mais Notícias