12 de janeiro de 2025

Bumba meu boi do Maranhão e Boi Bumbá fazem encontro histórico no palco no Festival São João da Thay

Essa foi a primeira vez que os bois estiveram juntos em um mesmo palco. Encontro aconteceu durante a 2ª noite do Festival São João da Thay, na noite de domingo (9). Apesar de terem as mesmas raízes, as duas manifestações possuem inúmeras diferenças. Bumba meu boi do Maranhão e Boi Bumbá do Amazonas fazem encontro histórico
A segunda noite do Festival São João da Thay, neste sábado (8), foi palco de um encontro histórico e emocionante entre o Bumba meu boi do Maranhão e o Boi Bumbá do Amazonas. Essa foi a primeira vez que as duas grandes manifestações culturais do Brasil se encontraram.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maranhão no WhatsApp
A apresentação histórica contou com a participação do Boi Garantido e do Boi Caprichoso, de Parintins e, do Boi de Morros, manifestação do sotaque de orquestra do Maranhão. Veja o vídeo acima.
Junto com os bois, a ex-BBB Isabelle Nogueira, ex-cunhã do Garantido e Thaynara OG, embaixadora do boi de Morros, dançaram junto com os integrantes dos três grupos, ao som de Boi de Lágrimas, uma das toadas mais populares do São João do Maranhão.
Bumba meu boi do Maranhão e Boi Bumbá do Amazonas fazem encontro histórico no São João da Thay
Paulo Davi/Grupo Mirante
Vermelho, azul e verde em um só tom
As cores azul, vermelho e verde tomaram de conta do palco do Festival São João da Thay e emocionaram os apaixonados pela cultura popular do Brasil. O público presente foi ao delírio e dançou junto durante as apresentações.
O encontro de bois começou com a performance do Boi Garantido. A voz marcante do levantador de toadas do boi vermelho, David Assayag, levantou a galera que cantou junto com o grupo. Estiveram presentes durante a apresentação a porta-estandarte e a cunhã-poranga do boi.
A ex-BBB e ex-cunhã-poranga do boi Garantido, Isabelle Nogueira, subiu ao palco e mostrou ao público o porque ganhou o apelido de ‘cunhã do Brasil’. Esbanjando simpatia ela dançou junto com o boi vermelho.
Os colegas de reality show da amazonense, os ex-BBBs Davi Brito, Beatriz Reis Brasil, Mateus Alegrete e Marcus Vinicius acompanharam a performance do palco em apoio a Isabelle. Veja o vídeo abaixo.
Ex-BBBs Davi Brito, Beatriz Reis e Marcus Vinicius assistem apresentação de bois no MA
Logo depois, foi a vez do azul tomar conta do Festival São João da Thay com a performance do Boi Caprichoso. A cantora paraense Fafá de Belém também subiu ao palco e cantou junto com o levantador de toadas do boi, Patrick Araújo. Logo depois, Fafá cantou com o Boi Garantido a música ‘Vermelho’, uma das músicas mais populares do boi e que ganhou o Brasil.
O ápice da apresentação aconteceu com a chegada do Boi de Morros ao palco. Vestida de índia e muito emocionada, Thaynara OG voltou ao palco do Festival São João da Thay para selar o encontro histórico entre as duas manifestações culturais. Em um momento emocionante, os três bois fizeram uma reverência para a influenciadora.
Ex-BBB Isabelle Nogueira ao lado do Boi de Morros, do Maranhão
Edwin Coutinho
Historiadores apontam que o Bumba meu boi é mais antigo e teria nascido entre os séculos 18 e 19, sendo o Maranhão o estado onde ele ganhou raízes mais profundas. Houve um sincretismo entre elementos do catolicismo e das culturas africana e indígena.
No final do século 19, maranhenses migraram para o Amazonas levaram a cultura do bumba meu boi para Manaus. De lá, a manifestação cultural chegou a Parintins, onde ganhou novos significados e a influência dos elementos indígenas predominou, transformando o bumba meu boi em boi bumbá.
BUMBA MEU BOI E BOI BUMBÁ: VEJA AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS
Boi de Morros, Garantido e Caprichoso fizeram encontro histórico no palco do São João da Thay
Edwin Coutinho
Semelhanças e diferenças
Apesar de terem um nome semelhante e as mesmas raízes históricas, as duas manifestações possuem inúmeras diferenças. Assim como o bumba meu boi, o boi bumbá conta a história dos personagens pai Francisco e a mãe Catirina.
A história gira em torno do desejo de Catirina, que queria a língua do Boi, pois estava grávida. Pai Francisco foi atrás da língua do boi mais bonito da fazenda e o matou. No entanto, o Amo do Boi, dono da fazenda, não gostou.
A partir daí, a história muda entre o bumba meu boi e o boi bumbá. Na cultura maranhense, cazumbás, índios e outros personagens aparecem para ressuscitar o boi do fazendeiro. Já no Amazonas, é um Pajé quem ressuscita o boi.
Festival São João da Thay
O Festival São João da Thay foi realizado na sexta-feira (7) e no sábado (8), no Espaço Reserva, em São Luís. O mega evento beneficente reuniu música, atrações culturais do Maranhão e solidariedade. O g1 Maranhão fez a transmissão ao vivo dos dois dias.
Idealizado pela influenciadora digital, atriz, mobilizadora social, Thaynara OG, neste ano, o Festival São João da Thay terá a renda revertida com a venda de ingressos para projetos do Criança Esperança. Esse será o primeiro ano da parceria.
Durante os dois dias, inúmeras celebridades, personalidades da mídia e cantores passaram pelo Festival São João da Thay. Além disso, o evento contou com momentos marcantes como a participação internacional do cantor Christian Chávez, do RBD, que dançou com o Boi de Nina Rodrigues.
A maranhense Pabllo Vittar também passou pelo palco do Festival São João da Thay e fez um show histórico. Também passaram pelo palco do evento a Banda Magníficos e Lucy Alves.

Mais Notícias