O acordo serve para incentivar os motoristas da Uber a escolherem veículos elétricos da BYD com preços mais acessíveis. Empresas pretendem também lançar corridas em carros autônomos. BYD e Uber fecham parceria para oferecer carros mais baratos para motoristas do aplicativo
Feijão Almeida/GOVBA
A BYD e a Uber anunciaram nesta quinta-feira (1º) uma parceria que vai beneficiar mais de 100 mil motoristas de aplicativo nos mercados da Europa, América Latina e, posteriormente, Oriente Médio, Oceania e Canadá.
O acordo serve para incentivar os motoristas da Uber a escolherem veículos elétricos da BYD com preços mais acessíveis. Ainda não há uma data específica para o início desse processo.
Segundo a nota, não é somente o preço mais baixo o único atrativo, mas também na oferta de descontos na hora de recarregar o carro, na manutenção e no seguro.
LEIA MAIS
Licenciamento atrasado? Veja quanto e quando pagar a taxa para não perder o direito de rodar com o veículo
Vale a pena comprar um carro no Leilão da Receita? Veja dicas para não perder dinheiro
IPVA à vista ou parcelado: veja como se organizar para a sua realidade financeira
A parceria com a Uber pode, inclusive, servir de vitrine para a BYD que, ao ter novos passageiros andando em seus carros, pode mostrar os benefícios da maior fabricante de veículos elétricos da China.
“Muitos passageiros falam que a primeira experiência deles em um carro elétrico foi em uma viagem da Uber e nós estamos ansiosos para demonstrar os benefícios desse tipo de carro para mais pessoas ao redor do mundo”, afirmou Dara Khosrowshahi, CEO da Uber.
Isso pode acender o alerta da Tesla, que vem perdendo uma fatia significativa de mercado para a concorrente chinesa. Em 2023, a Tesla produziu 1,84 milhão de veículos, enquanto saíram das fábricas da BYD o incrível montante de 3 milhões de carros elétricos e híbridos.
Como saber se um carro passou por enchente?
A montadora, que já tem representação e unidade fabril no Brasil, ocupa a segunda posição entre os carros híbridos mais vendidos com 10.113 unidades no primeiro semestre deste ano, atrás apenas da Toyota, que teve 10.540 emplacamentos.
Entre os elétricos, a BYD está isolada na liderança, com 22.346 carros vendidos. A segunda colocada, GWM, só tem 3.687 emplacamentos nos seis primeiros meses.
Carros autônomos
As duas empresas afirmam que a BYD vai ajudar a lançar o serviço de corridas com carros autônomos da Uber, mas ainda não há uma previsão de quando o serviço será implementado, pois os sistemas autônomos também dependem da infraestrutura dos locais por onde trafegam.
A montadora está investindo US$ 14 bilhões em carros que carregam esse tipo de tecnologia. A marca vai ter um sistema similar ao “Autopilot” da Tesla, que será denominado “Navigate on Autopilot (“navegar no piloto automático”, em tradução direta).