Moradores buscaram capacitação e hoje investem em negócios turísticos, aproveitando a beleza do cerrado. Conheça a história desses empreendedores e os principais locais turísticos das Serras Gerais. Empreendedores investem em turismo nas Serras Gerais
Evandro Mendes/TV Anhanguera
No cerrado tocantinense moradores unem o empreendedorismo e as belezas naturais em busca da renda familiar. Nas Serras Gerais, esses empresários encontram oportunidades a partir de um oásis no meio do cerrado. A movimentação de pessoas na região ajuda no crescimento econômico do estado, além de possibilitar visitas incríveis a lugares paradisíacos.
Cachoeiras, trilhas, lagoas e águas cristalinas chamam atenção de quem procura recarregar as energias. Entre os lugares mais visitados na Serra estão a Lagoa do Japonês, Cachoeira Urubu Rei, Cidade de Pedra e Cachoeira do Pelados. Na reportagem você vai conhecer mais sobre esses locais e como empreendedores têm investido na região.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Lagoa do Japonês
Lagoa do Japonês: ponto turístico que encanta e gera renda a empreendedores da região
Em Pindorama, cidade que fica a 250 km de Palmas, nas águas o reflexo do céu entra em contraste com a mata viva e preservada. Debaixo d’água um universo é formado por peixes e pedras esculpidas pela água há milhões de anos. O ponto mais profundo tem cinco metros.
Quem mergulha nas águas acredita que o local é sagrado. “Não tem como descrever, né? Porque ela é maravilhosa. Toda a paisagem é maravilhosa, o lugar em si é fantástico. Eu acho que é um lugar sagrado”, contou a psicóloga Rosimeire Helena dos Santos.
Reflexo na Lagoa do Japonês mostra belezas naturais em Pindorama
Evandro Mendes/TV Anhanguera
Para receber melhor os turistas, moradores fizeram diversos investimentos na região. Leonam Gouveia tem uma pousada que fica a 30 km de Pindorama. Ele vai assumir o negócio do pai e para isso participou de várias capacitações.
“Estou em pausa atualmente, mas vou vir para cá para assumir a pousada. Estamos cada dia crescendo, graças ao Sebrae que tem ajudado bastante com cursos. Estamos tendo muitas palestras. Então eu cheguei muito cru, mas tiveram os cursos para ir abrindo nossa mente”, disse o empresário.
Águas azuis na lagoa do Japonês em Pindorama
Evandro Mendes/TV Anhanguera
Ao longo dos anos o Sebrae trabalhou na região para que os moradores pudessem ver o potencial econômico que existe no lugar.
“Trazendo consultorias em gestão financeira, em marketing, em gastronomia e levando para eles aquilo que o Sebrae tem de melhor, que é a capacitação para que o empreendedorismo se desenvolva com o turismo. Aqui nas Serras Gerais é uma economia que gira não somente para os atrativos, mas para toda região, para que seja beneficiada”, explicou o analista do Sebrae Bruno Rodrigues.
Cachoeira da Cortina e Cachoeira Urubu Rei
Desbravando as Serras Gerais: conheça as cachoeiras de água cristalina
Para quem gosta de trilhas, visitar as cachoeiras é garantia de diversão. Caminhadas em espaços fechados e úmidos, ladeiras e subidas até chegar na Cachoeira da Cortina que tem 45 metros de queda d’água. Uma característica que chama atenção do local é o vento, que em união com a água formam uma nuvem de umidade.
Seguindo em frente, outra trilha, mas com ajuda de tábuas, os visitantes caminham um percurso de aproximadamente 2 km até chegar na Cachoeira Urubu Rei. Com água cristalina e gelada.
“Sensação de descanso, de reconexão. Conexão com a natureza e reconexão com a gente mesmo. É muito bom”, contou o empresário, Eduardo Mendes.
Depois de se refrescar nas cachoeiras é chegada hora do descanso. Pensando nisso, a empreendedora Antônia Mendes, mais conhecida como Dona Antônia, usa sua propriedade para receber os visitantes.
A sede da propriedade é uma casa simples e aconchegante, tipo casa de vó. Com direito a lanche preparado pela dona Antônia, que mora na região há anos. É na cozinha simples que ela prepara alimentos e conquista novos amigos.
“É um prazer a gente estar aqui para receber e fazer aquilo que a gente pode com os clientes. Sempre eu falo isso. As vezes o cliente fala ‘eu estou dando trabalho’, mas não, nós estamos aqui para servir vocês”, relatou.
Cidade de Pedra e Cachoeira dos Pelados
Cachoeira dos Pelados e Cidade de Pedra: região transformada pelo empreendedorismo local
Logo pela manhã, ao nascer do sol, o turista é presenteado com uma vista das serras banhadas pela luz solar no município de Almas. Locais inspirados nas barracas de safaris africanos aconchegam os visitantes no café da manhã. Todo o espaço foi pensado no conforto dos visitantes que chegam de vários lugares do país e do exterior.
Para o analista do Sebrae, as mudanças feitas nas estruturas e recepção dos turistas ao longo dos anos é o resultado de uma visão empreendedora que foi alterada pelos moradores.
“A única perspectiva deles era continuar ali fazendo um trabalho que os pais já faziam, que era da própria agricultura. E eles tiveram uma outra visão a partir da implantação desse complexo aqui. Eles puderam ter uma outra visão e contribuir na renda da família e na própria renda para subsistência”, explicou Bruno.
Antes da trilha, os turistas recebem orientações de segurança sobre os locais por meio de um vídeo. Parte do trajeto é percorrido de ônibus, para depois vir a caminhada pela trilha de aproximadamente 2km, até chegar na Cidade de Pedra. Chegando no primeiro atrativo, é possível ver algumas pedras e paredes de arenito e grande subida. Poucos metros acima e a visão é de tirar o fôlego.
Ronan Rodrigues é guia turístico e explica que cada turista tem uma interpretação diferente sobre os formatos das pedras. “Você fica impressionado demais quando vê essa paisagem. Essa formação é tirar o fôlego. Dá para imaginar várias coisas, formatos. Vai da imaginação de cada um, cada semana muda”.
Muitos visitantes ao conhecer a Cidade de Pedra descobrem que todo o local já esteve debaixo do mar. E os especialistas comprovam, já que as pedras brancas encontradas na região são características do mar.
Depois de registrar o momento, é hora de descer e encarar mais alguns quilômetros de trilha. Chegando na Cachoeira dos Pelados, é possível ver que a água toma três rumos, formando quedas espetaculares. Um verdadeiro alívio após minutos de caminhada.
Cachoeiras encantam turistas no Tocantins
Evandro Mendes/TV Anhanguera
E toda a beleza transforma quem visita e quem encontrou na região a oportunidade de mudar de vida.
“Para nossa cidade é uma das melhores rendas que está tendo, o turismo. E para mim um dos melhores serviços, que é trabalhar como guia, com o público, aprendendo a cada dia, com novas pessoas. Para mim foi legal demais”, contou o guia Ronan.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.