13 de janeiro de 2025

Cachorra abandonada e em trabalho de parto é resgatada e passa por cesárea de urgência em Franca, SP

Animal foi encontrado em posto de combustíveis e tinha buscado abrigo no pneu de um caminhão. Casal de Barretos (SP), que ajudou no socorro, adotou a mamãe e conseguiu doar os seis filhotes. Cachorra é resgatada minutos antes de dar à luz e passa por cesárea em Barretos, SP
O casal Maristela Tomé de Oliveira Zanon e Gervásio Zanon Junior seguia de Barretos (SP) para Delfinópolis (MG) no fim de semana quando decidiu parar em um posto de combustível próximo a Franca (SP) para usar o banheiro. Ao descerem do carro, os dois encontraram uma cachorra em trabalho de parto, abandonada, que tinha buscado refúgio no pneu de um caminhão estacionado para parir.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
“Meu marido viu, ela é da cor da terra, um bicho pequenininho no meio do estacionamento dos caminhões e falou para eu tirar ela de lá ou ela ia ser atropelada. Eu fui e ela estava letárgica, estava com a barriga pra cima e imensa”, diz Maristela.
Foi quando a funcionária pública percebeu que a cachorrinha estava em trabalho de parto e com muita dor. Ela ainda conversou com algumas pessoas que estavam no posto, mas ninguém sabia se o animal tinha dono ou como havia parado ali.
LEIA TAMBÉM:
Família encontra cão que a salvou de incêndio: ‘a gente nem acreditou’
Cachorra da a luz à seis filhotes pouco tempo depois de ser resgatada por casal em Franca, SP
Reprodução/EPTV
Com a ajuda de cordas e de outras pessoas que se comoveram com a situação, Gervásio conseguiu retirar a cachorra do pneu para buscar ajuda.
“Ela estava brava porque ela estava com dor. Colocamos ela na caixinha e não ia dar tempo de chegar em Minas Gerais, ela já estava com a pupila dilatada. Foi quando eu acionei uma amiga que mora em Franca e fomos para lá”, diz Maristela.
Mamãe de seis filhotes
A amiga do casal ligou para a médica veterinária Sabrina Manzoli, que já estava indo para casa quando recebeu a ligação. De imediato, ela mandou a assistente preparar a sala enquanto buscava o aparelho de ultrassom.
Mel pariu seis filhotes com ajuda de médica veterinária em Franca, SP
Reprodução/EPTV
Quando o casal chegou com a cachorra, a especialista percebeu que não daria tempo para realizar o exame e levou a paciente para a sala de cirurgia para um cesárea de emergência.
“Se ela tivesse esperado mais um pouquinho, tinha morrido, porque os bebezinhos já estavam em sofrimento, alguns a gente teve que fazer manobras pra eles voltarem a respirar, para o coraçãozinho voltar a bater mais rápido. A mãe ficou muito fraquinha, eu acho que fazia muito tempo que ela estava tentando parir”, lembra Sabrina.
O casal seguiu para um hotel próximo à clínica para esperar notícias da cirurgia e já sabia que a prioridade naquele momento era salvar a vida da mãe. Maristela e Gervásio se surpreenderam quando o telefone tocou.
“Passou 40 minutos e a veterinária mandou a foto que nasceram os filhotes, os seis estavam bem e ela também, apesar de fraca e anêmica. A Sabrina foi uma heroína”, diz o advogado.
Após receber a boa notícia, o casal seguiu viagem para Delfinópolis, mas com o compromisso de retornar à Franca no domingo e ver como a mamãe e os filhotes estavam.
Cachorra é adotada por casal que a resgatou em Franca, SP
Reprodução/EPTV
Os cachorrinhos foram para a casa da veterinária onde foram amamentados, enquanto a mãe descansava para ficar forte. Já no outro dia, a mamãe já estava melhor e conseguiu receber os filhotes com muito carinho.
Uma nova chance
Comovido com toda a situação, o casal resolveu que aquele ainda não era o fim da história e levou a mãe e os seis filhotes para Barretos. Maristela e Gervásio decidiram adotar a cachorra resgatada e, agora, ela se chama Mel.
O amor pelos animais já é antigo na história do casal que sempre ajuda instituições e abrigos. O resgate apenas aumentou um desejo que já existia em ter um novo cachorrinho em casa, como conta Gervásio.
“Na verdade, eu gosto de cachorro grande, eu sempre tive pastor alemão a minha vida inteira. A minha morreu faz pouco mais de um ano. Eu fiquei realmente emocionado com a situação dela, ela é muito bonitinha, muito boazinha”.
Como o casal não teria como ficar com os seis filhotes, procurou pessoas dispostas a adotar e conseguiu novas famílias para todos.
Cachorra é resgatada minutos antes de entrar em trabalho de parto em Franca, SP
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Mais Notícias