14 de janeiro de 2025

Cadeirante enfrenta espera por ônibus e não embarca por falta de elevador de acessibilidade em Belém; VÍDEO

Vítima, na tentativa de impedir que o veículo fosse embora, chegou a segurar a mão de um passageiro que estava dentro do ônibus. Segundo testemunhas, a decisão veio após vários ônibus não pararem ao cadeirante. Cadeirante é impedido de entrar em ônibus, em Belém
Um cadeirante na manhã desta terça-feira (11) foi gravado implorando para conseguir entrar em um ônibus após horas de espera em uma parada de ônibus localizada na avenida Pedro Miranda, em Belém, capital do Pará.
A vítima, na tentativa de impedir que o veículo fosse embora, chegou a segurar a mão de um passageiro que estava dentro do ônibus. Segundo testemunhas, a decisão veio após vários ônibus não pararem ao cadeirante.
Um motociclista revoltado com a situação, estacionou a moto na frente do coletivo público e iniciou uma discussão com o motorista do ônibus.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Segundo o condutor, devido o elevador não esta funcionando seria impossível transportar o cadeirante. As cenas foram gravadas por uma testemunha que declarou estar indignada com a situação da vítima.
“Todos os ônibus que pararam não levaram ele. Um descaso esses ônibus não funcionarem”, detalhou no vídeo.
Cadeirante enfrenta espera por ônibus e não embarca por falta de elevador de acessibilidade em Belém
Reprodução/Redes Sociais
Em nota, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informou que a fiscalização não admite ônibus sem equipamento de acessibilidade, ou seja, sem o elevador.
E que se um coletivo for flagrado com esse item danificado, a empresa é autuada e o veículo recolhido à garagem e retirado de operação até a solução do problema. No caso em questão, a Semob já identificou a linha e a empresa foi autuada.
De acordo com o relatório de vistoria preventiva, de janeiro a junho de 2024, a empresa Monte Cristo já recebeu 72 autuações por descumprimento de ordem de serviço.
Nas fiscalizações rotineiras nos finais de linha e em atendimento a denúncias, a empresa já recebeu 13 autos de infração, neste ano, relacionados à acessibilidade.
O g1 solicitou informações a Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém que informou em nota lamentar o ocorrido e a gravidade da situação. Porém, que situações como essa podem ocorrer de forma inesperada.
O sindicato informou ainda que realiza procedimento de manutenção preventiva e corretiva para garantir que os equipamentos, incluindo os de acessibilidade, estejam em pleno funcionamento em toda a frota, composta por 1.100 ônibus em Belém e região metropolitana.
Leia o texto na íntegra abaixo:
“Em relação ao incidente específico onde o ônibus não parou para o cadeirante e o outro estava com o equipamento danificado, estamos conduzindo uma apuração para entender os motivos e evitar futuras ocorrências. Medidas adicionais estão sendo tomadas para assegurar que nossos ônibus estejam sempre em condições de atender as necessidades dos passageiros”, informou em nota.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará

Mais Notícias