28 de dezembro de 2024

Cães comunitários são encontrados carbonizados em terreno no litoral de SP; VÍDEO


Polícia Civil investiga o caso em Guarujá (SP). Cachorros comunitários são encontrados carbonizados em terreno em Guarujá, SP
Dois cães comunitários foram encontrados carbonizados em um terreno em Guarujá, no litoral de São Paulo. Conforme registrado em boletim de ocorrência (BO), um homem, ainda não identificado, teria colocado fogo nos animais após matá-los a pauladas. A Polícia Civil investiga o caso.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Os animais Sem Raça Definida (SRD) eram chamados de Lobinho e Bradok. Eles eram cães comunitários que, de acordo com a Lei nº 14.139/2010 do Estado de São Paulo, não tinham um tutor único e definido, mas possuíam laços de afeto e dependência com a comunidade.
Conforme apurado pela equipe de reportagem, os comerciantes do Centro da cidade se dividiam para cuidar dos cachorros. Na última semana, eles perceberam que os animais estavam desaparecidos há aproximadamente três dias. O grupo iniciou uma campanha para encontrá-los.
Um homem avisou às cuidadoras dos animais que um morador em situação de rua, não identificado, teria matado os cachorros dentro de um terreno abandonado na Rua Cavalheiro Nami Jafet. No local, elas encontraram sangue, dentes e outras partes dos corpos dos animais.
Lobinho e Bradok foram encontrados carbonizados em terreno em Guarujá, SP
Redes Sociais
Suspeito
Diante da situação, uma das cuidadoras foi até a delegacia da cidade e registrou um BO. Aos agentes, ela relatou que o suspeito tinha uma cadela e, quando estava no cio [período em que está pronta para se reproduzir], Lobinho e Bradok ficavam latindo atrás dela.
Ao g1, a massoterapeuta Carla Mendes, de 56 anos, contou que participou das buscas pelos animais. “Ele [morador em situação de rua] espantava os cachorros e não gostava [deles] porque a cadelinha vivia latindo”, afirmou ela.
Ainda de acordo com o registro policial, no último dia 22, uma das cuidadoras pediu para que o morador em situação de rua autorizasse a castração da cadela para que os cães parassem de cercá-la. O procedimento foi realizado, mas os cachorros foram encontrados mortos em 23 de outubro.
Restos de cachorros comunitários foram encontrados carbonizados em Guarujá, SP
Redes Sociais
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), o caso foi registrado como ‘praticar ato de abuso a animais’. A pasta afirmou que diligências são realizadas para identificação do autor do crime e esclarecimento dos fatos.
Manifestação
Os comerciantes que cuidavam de Lobinho e Bradok farão uma manifestação na Praça dos Expedicionários, no próximo domingo (3), às 15h.
Conforme apurado pelo g1, o grupo tem como objetivo exigir leis que protejam os animais comunitários, além de realizar uma petição para uma delegacia especializada em causa animal e não deixar impune os crimes de maus-tratos.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Mais Notícias