Parque Vitória, no bairro Country, onde ocorreram ataques foi reaberto às 11h desta terça-feira (27). Idosos permanecem internados. Polícia Civil investiga caso. Idoso ferido em ataque de pitbulss passa por cirurgia
Os cães da raça pitbull que atacaram dois idosos em Cascavel, no oeste do Paraná, foram capturados e o tutor dos animais se apresentou na delegacia, informou a Guarda Municipal da cidade em nota. Assista ao vídeo acima.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
O caso foi registrado na segunda-feira (26). De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas são Eloy Antônio Neis, de 79 anos, e Olavo da Silva, de 77 anos. Eloy foi atacado pelos animais e pediu ajuda, momento em que Olavo, amigo do idoso, interveio e também foi atacado pelos três cães.
Os dois idosos se conhecem, mas não estavam juntos até o pedido de socorro. Ambos caminhavam em uma trilha do parque, a cerca de dois quilômetros de uma das entradas, quando foram atacados.
Idosos são atacados por três cães da raça pitbull durante caminhada em parque público de Cascavel
Reprodução RPC
A família de Eloy informou nesta terça-feira (27) que o estado de saúde dele ainda inspira cuidados e que ele está isolado em uma sal para evitar infecções devido as mordidas dos animais. Olavo também permanece internado, mas seu estado de saúde não foi informado.
O parque foi reaberto às 11h desta terça-feira (27).
Leia também:
Reserva: Vídeo mostra pai que fez filha de ‘escudo’ tentando escapar de prisão
Veja como bloquear ligações de telemarketing: Mais de 330 mil paranaenses usam a função
Investigação: PM que deu tapas, chutes e puxou cabelo de mulher não registrou agressões em boletim de ocorrência
Tutor se apresentou na delegacia
Nesta terça (27) a Polícia Civil confirmou que o tutor se apresentou à delegacia após a Guarda Municipal capturar os animais na casa dele, mas não repassou detalhes sobre o que ele informou. Os animais permanecem sobre a tutela do homem.
A RPC conversou com o dono dos cachorros que informou que eles ficam em um canil, mas fugiram e encontraram uma porta aberta e foram para a rua. Ele contou ainda que os cachorros estavam limpos quando voltaram para casa na manhã de segunda (26) após o ataque.
A família do idoso Eloy informou que registrou um Boletim de Ocorrência (B.O.) e que o tutor dos animais fez contato com eles e se colocou à disposição para ajudá-los.
Tutor pode responder por ataques
A advogada de causa animal, Eveline Paludo, explicou que o tutor dos animais pode responder pelos ataques.
“Quando o animal sai para dar uma volta na rua ou quando o animal foge para a rua e acaba causando um acidente de trânsito, o tutor é responsável pelo prejuízo que ele causar a terceiros. Quando esse animal ataca a pessoa, o tutor é responsável também por esse ataque e essas responsabilidades não são só na esfera cível, mas também na esfera criminal”, explicou a advogada.
“Na esfera cível o tutor pode ser responsabilizado pelo ressarcimento de todos esses prejuízos financeiros e também pelo abalo psicológico dessas vítimas e na esfera criminal, ele pode ser responsabilizado por lesão corporal grave, culposa, e se houver morte da vítima, por homicídio culposo”
Ela afirmou ainda que a responsabilidade do tutor independe da intensão do tutor e que pode acontecer, mesmo que o tutor não queira. A advogada reforçou sobre a importância de garantir que os animais permaneçam dentro do espaço em que vive o tutor.
VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR
Leia mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.