Outras sete amostras do Sul de Minas ficaram entre as vencedoras da competição. Resultado foi anunciado neste sábado (2) em Franca (SP). Um produtor de café de Cristina (MG) venceu o concurso Cup of Excellence 2024 na categoria Via Seca. Outras sete amostras do Sul de Minas ficaram entre as vencedoras da competição. O resultado do concurso foi anunciado neste sábado (2) em Franca (SP).
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
O Cup of Excellence possui três categorias: experimental, via seca e via úmida. Nove amostras de cafés do Sul de Minas concorreram nas categorias “experimental” e “via seca” e oito saíram vencedoras da competição.
Saco de café; grãos de café
lyncoln Miller/Pexels
O produtor Ronaldo da Silva, do Sítio Santa Luzia, em Cristina (MG), ficou em 1º lugar na categoria “via seca”, que avalia os cafés naturais secos com casca. A amostra atingiu 92.32 pontos.
Ainda pela categoria “via seca”, uma amostra de Conceição do Rio Verde (MG) atingiu 91.57 pontos e ficou em 3º lugar. O 4º lugar ficou para um produtor de Guapé, cujo café atingiu 90.89 pontos.
O 6º e o 10º lugar também ficaram com produtores do Sul de Minas. Uma amostra de Carmo de Minas (MG) atingiu 88,79 pontos e uma de Cristina recebeu 88.21 pontos.
Veja abaixo a classificação completa da Via Seca:
Sítio Santa Luzia – Cristina (MG)
Fazenda Rainha – São Sebastião da Grama (SP)
Fazenda Rio Verde – Conceição do Rio Verde (MG)
Fazenda Boa Vista – Guapé (MG)
Fazenda Cotrim e D’Alessandro – Manhumirim (MG)
Serra das Três Barras – Carmo de Minas
Casa Brás – Vargem Bonita (MG)
Fazenda M&F Coffee – Campos Altos (MG)
Fazenda Recreio – São Sebastião da Grama (SP)
Sítio Vargem Alegre – Cristina (MG)
Categoria Experimental
A categoria experimental é voltada para os cafés que passaram por processo de fermentação induzida. Doze participantes concorreram e três produtores do Sul de Minas ficaram entre os mais bem colocados.
Uma amostra enviada da Fazenda Santa Rita do Xicão, de São Gonçalo do Sapucaí, atingiu 91 pontos e ficou com a 2ª colocação. O 5º lugar foi dado a uma amostra de Conceição do Rio Verde (MG) que recebeu 90.14 pontos. Um produtor de Pedralva (MG) ficou na 7ª colocação com 88.11 pontos.
Veja abaixo a classificação completa da Experimental:
M&F Coffee – Campos Altos (MG)
Fazenda Santa Rita do Xicão – São Gonçalo do Sapucaí (MG)
Fazenda Queixadas/Cachoeira e Palmital – Campos Altos (MG)
Fazenda Lagoa Seca – Serra do Salitre (MG)
Fazenda Rio Verde – Conceição do Rio Verde (MG)
Sítio Três Barras – Divinolândia (SP)
Sítio da Pedra – Pedralva (MG)
Leilão
Os cafés vencedores do Cup of Excellence 2024 serão leiloados a partir do dia 10 de dezembro. O pagamento aos produtores será feito 60 dias após o leilão.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas