6 de janeiro de 2025

Café produzido em Cristina vence categoria do Cup of Excellence 2024; veja classificação das amostras do Sul de MG


Outras sete amostras do Sul de Minas ficaram entre as vencedoras da competição. Resultado foi anunciado neste sábado (2) em Franca (SP). Um produtor de café de Cristina (MG) venceu o concurso Cup of Excellence 2024 na categoria Via Seca. Outras sete amostras do Sul de Minas ficaram entre as vencedoras da competição. O resultado do concurso foi anunciado neste sábado (2) em Franca (SP).
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
O Cup of Excellence possui três categorias: experimental, via seca e via úmida. Nove amostras de cafés do Sul de Minas concorreram nas categorias “experimental” e “via seca” e oito saíram vencedoras da competição.
Saco de café; grãos de café
lyncoln Miller/Pexels
O produtor Ronaldo da Silva, do Sítio Santa Luzia, em Cristina (MG), ficou em 1º lugar na categoria “via seca”, que avalia os cafés naturais secos com casca. A amostra atingiu 92.32 pontos.
Ainda pela categoria “via seca”, uma amostra de Conceição do Rio Verde (MG) atingiu 91.57 pontos e ficou em 3º lugar. O 4º lugar ficou para um produtor de Guapé, cujo café atingiu 90.89 pontos.
O 6º e o 10º lugar também ficaram com produtores do Sul de Minas. Uma amostra de Carmo de Minas (MG) atingiu 88,79 pontos e uma de Cristina recebeu 88.21 pontos.
Veja abaixo a classificação completa da Via Seca:
Sítio Santa Luzia – Cristina (MG)
Fazenda Rainha – São Sebastião da Grama (SP)
Fazenda Rio Verde – Conceição do Rio Verde (MG)
Fazenda Boa Vista – Guapé (MG)
Fazenda Cotrim e D’Alessandro – Manhumirim (MG)
Serra das Três Barras – Carmo de Minas
Casa Brás – Vargem Bonita (MG)
Fazenda M&F Coffee – Campos Altos (MG)
Fazenda Recreio – São Sebastião da Grama (SP)
Sítio Vargem Alegre – Cristina (MG)
Categoria Experimental
A categoria experimental é voltada para os cafés que passaram por processo de fermentação induzida. Doze participantes concorreram e três produtores do Sul de Minas ficaram entre os mais bem colocados.
Uma amostra enviada da Fazenda Santa Rita do Xicão, de São Gonçalo do Sapucaí, atingiu 91 pontos e ficou com a 2ª colocação. O 5º lugar foi dado a uma amostra de Conceição do Rio Verde (MG) que recebeu 90.14 pontos. Um produtor de Pedralva (MG) ficou na 7ª colocação com 88.11 pontos.
Veja abaixo a classificação completa da Experimental:
M&F Coffee – Campos Altos (MG)
Fazenda Santa Rita do Xicão – São Gonçalo do Sapucaí (MG)
Fazenda Queixadas/Cachoeira e Palmital – Campos Altos (MG)
Fazenda Lagoa Seca – Serra do Salitre (MG)
Fazenda Rio Verde – Conceição do Rio Verde (MG)
Sítio Três Barras – Divinolândia (SP)
Sítio da Pedra – Pedralva (MG)
Leilão
Os cafés vencedores do Cup of Excellence 2024 serão leiloados a partir do dia 10 de dezembro. O pagamento aos produtores será feito 60 dias após o leilão.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Mais Notícias