25 de dezembro de 2024

Cagepa reinstala cabos de cobre e restabelece abastecimento de água em João Pessoa, Cabedelo e Conde


Água começa a chegar nas torneiras das casas, mas o serviço só deve ser totalmente normalizado ao longo do dia. Estação Elevatória de Água Bruta de Gramame
Cagepa
Por volta de 2h20 da madrugada desta sexta-feira (1º) o abastecimento de água em João Pessoa, Cabedelo e Conde foi reativado, depois de mais de 24h de interrupção devido ao roubo de cabos de cobre da Estação Elevatória de Água Bruta de Gramame. A Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa), no entanto, informou que a volta da água às torneiras não é imediata e que isso deve acontecer aos poucos ao longo do dia.
De acordo com a companhia, alguns bairros já amanheceram com água, e que até o fim do dia ela vai chegar às torneiras de todas as três cidades, mas esse retorno é gradual.
Ao todo, 80% de João Pessoa e a totalidade dos territórios de Conde e Cabedelo foram afetados. A projeção é que mais de 760 mil pessoas foram afetadas.
A estação alvo do roubo de cabos possui quatro equipamentos de tratamento de água, mas Walace Oliveira, gerente regional da Cagepa no litoral paraibano, explicou que com apenas um deles o abastecimento já é normalizado. De madrugada, o primeiro foi colocado em funcionamento e por votla de 6h o segundo foi religado.
Presidente da Cagepa, Marcos Vinícius Fernandes Neves disse que o prejuízo total, contabilizando gastos com cabos e faturamento que deixou de ser registrado, passa com folga da casa de R$ 1,5 milhão, mas que os valores exatos só poderão ser atestados mais para frente.
“Isso sem contar os prejuízos que a população teve em suas rotinas”, frisou.
Cabos de cobre foram roubados da Estação Elevatória de Água Bruta de Gramame da Cagepa
Antônio Vieira/ TV Cabo Branco
Marcos Vinícius informou também que, ao todo, foram roubados 450 metros de cabos, de expessuras que variavam entre 35 mm e 500 mm. E que foram cerca de duas toneladas de cobres subtraídos do local.
“São cabos robustos, que não estão a disposição numa loja de material de construção”, comentou, destacando que uma das principais dificuldades foi conseguir com celeridade cabos de reposição.
Esses equipamentos chegaram à estação apenas no meio da tarde da quinta-feira (31), e só aí os trabalhos de reinstalação foram iniciados.
A Polícia Civil da Paraíba investiga o roubo e acredita numa ação planejada e bem organizada.
Falta d’água atinge João Pessoa, Cabedelo e Conde
Entenda o caso
Por volta de 21h de quarta-feira (30) um grupo de aproximadamente 10 homens armados chegaram à Estação Elevatória de Água Bruta de Gramame e roubaram diversos cabos de cobre responsáveis pelo funcionamento do serviço.
De acordo com a companhia, a equipe de manutenção da estação foi rendida. Os ladrões chegaram num caminhão e o veículo foi usado para transportar os cabos roubados. Os ladrões estavam em busca dos cabos por causa do alto valor do cobre no mercado de venda clandestina.
Vídeos mais assistidos da Paraíba

Mais Notícias