Ação é maneira de preservar a história da cidade. Alterações devem ser aprovadas pelo Conppac. Conselho aprova tombamento de quatro edificações em Ribeirão Preto
Prestes a completar 168 anos, Ribeirão Preto (SP) acumula história em suas ruas e construções. Por isso mesmo, preservá-las tem se tornado cada vez mais importante.
Recentemente, o Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural (Conppac) da cidade aprovou o tombamento de quatro novas edificações: uma caixa d’água, um prédio, um cinema e um clube.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Para o historiador Sérgio Campos, a ação é uma maneira de preservar a história de um lugar.
“Tombamento é uma tentativa de proteger aquilo com o qual a cidade se importa para o presente e para o futuro”.
Secretário da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, Pedro Leão diz que a preservação dos patrimônios públicos deve ser feita com a ajuda do Conppac, por meio de políticas públicas.
“Cabe à secretaria respeitar a decisão dessa entidade representativa da sociedade civil e trabalhar por políticas públicas que auxiliem também os proprietários e a iniciativa privada nas melhores formas de preservação, aí sim, da arquitetura”.
Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural aprova tombamento de quatro edificações em Ribeirão Preto
Reprodução/Bom Dia Cidade
Caixa d’água na Vila Tibério
Mais do que apenas uma estrutura, a caixa d’água na Vila Tibério é uma referência no bairro.
“Qualquer prédio daqui da periferia da cidade olha para a Vila Tibério e consegue ver a caixa d’água”, diz o aposentado Celso Aparecido.
LEIA TAMBÉM
Aniversário de Ribeirão Preto tem shows de graça de Soweto, Diego Figueiredo e Sandra Sá; veja programação
EPTV transmite programa com grandes momentos do João Rock 2024
O local está marcado na memória dos moradores que passam pelo por ali diariamente e alguns até já participaram da construção da estrutura. Celso foi um deles.
“Isso aqui é um patrimônio da gente. Eu que convivi no meu tempo de criança, fiquei muito tempo aqui, carreguei muitos tijolos aqui na construção da caixa d’água”, conta.
Leão explica que, com o tombamento, um novo posto da Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Saerp) será construído perto da caixa d’água.
“Aquele equipamento vai ser preservado. Um novo posto da Saerp, mais moderno, é atrelado ao lado e, no futuro, ambos vão ser lembrados através da memória afetiva pela população de Ribeirão”.
Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural aprova tombamento de caixa da água, na Vila Tibério, em Ribeirão Preto
Reprodução/Bom Dia Cidade
Edifício Ida, projeto inovador
O edifício Ida também está entre os novos tombamentos na cidade. Ele fica localizado na Rua Duque de Caxias, no Centro de Ribeirão Preto, e se destaca por suas vigas de sustentação em ‘V’, que deixam o vão livre.
Construído em 1956, o prédio tem um projeto inovador e é marca do movimento modernista na cidade.
“Isso é uma característica da arquitetura modernista que, por exemplo, fez Brasília aqui no Brasil, que ficou imortalizada na obra do Oscar Niemeyer. Esse estilo também tem em Ribeirão Preto. O edifício Ida é uma obra emblemática desse estilo”, explica o historiador.
Com o tombamento, qualquer mudança na faixada precisará ser aprovada pelo Conppac.
Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural aprova tombamento do Edifício Ida em Ribeirão Preto
Reprodução/Bom Dia Cidade
Cinema no Centro
Na lista do conselho, o Cine Bristol é uma marca dos tempos em que os moradores se reuniam no Centro da cidade para assistir as estreias nas telonas. O prédio é um sobrevivente dos cinemas de rua da década de 1970.
Sérgio Campos explica que a concentração de eventos importantes nos centros das cidades foi perdida com o passar do tempo, porém, transformar a estrutura em patrimônio cultural é uma tentativa de recuperar a história.
“Isso foi sumindo em todos os lugares, porque vivemos um movimento de desvalorização e abandono do Centro, não só em Ribeirão, mas em geral. Hoje em dia, vivemos uma tentativa de recuperar essa importância dos centros históricos das cidades”.
Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural aprova tombamento do Cine Bristol, no Centro de Ribeirão Preto
Reprodução/Bom Dia Cidade
Palestra Itália Esporte Clube
Fundado em 1917, o Palestra Itália Esporte Clube foi o reduto dos imigrantes italianos e acompanhou os grandes acontecimentos do mundo.
O aposentado Adilson Jacometi morou em frente ao clube, no bairro Campos Elíseos, desde criança e relembra a mudança de nomes que o local teve durante a segunda Guerra Mundial.
“Foi extinto Palestra Itália, tinha essa ligação de Itália na guerra. Passou a se chamar Atlântico, com o campo de futebol que tinha ao lado ali. A guerra mundial acabou e aí reabriram com o nome de Palestra Itália e no dia que reabriu, eu, morador de frente do clube, com 7 anos, meu pai comprou o título no mesmo dia”.
Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural aprova tombamento do Palestra Itália Esporte Clube, em Ribeirão Preto
Reprodução/Bom Dia Cidade
Com mais de 100 anos o clube enfrenta dificuldades, não só financeiras. A estrutura tem sofrido com a ação do tempo e a falta de manutenção. O local vive, hoje, das memórias do passado. Com o tombamento, diz o historiador, a história pode ser preservada.
“Acredito que o Palestra Itália representa um pedaço importante de uma época da formação de Ribeirão Preto e, por isso, a necessidade de tombá-lo antes que a especulação mobiliária se aproveite da situação de leilão da área e destrua mais um patrimônio”.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região