Entenda o que levar em conta na hora de escolher a quantidade de comida natural para as refeições Calculadora de alimentação natural: aprenda a planejar a comida do seu cachorro
Divulgação
Um dos primeiros passos para iniciar seu cachorro na dieta de alimentação natural é entender a quantidade de comida que ele precisa. E para isso, existe um cálculo para te ajudar a planejar e chegar na medida certa.
A médica veterinária Vitória Marques, responsável na Mascote Fit, explica que mais do que colocar os números na ponta do lápis, é preciso identificar o comportamento do seu cachorro quando o assunto é alimentação.
A quantidade de refeições indicadas por dia depende da idade do pet. Cachorros filhotes é recomendado três vezes ao dia, já cachorros adultos saudáveis se alimentam bem duas vezes ao dia. Por outro lado, cachorros com gastrite precisam de refeições menores e mais frequentes, como cinco vezes por dia para evitar ficar muito tempo sem comer
Com as quantidades de refeições mapeadas, o tutor passa a ter um ponto de partida na hora de buscar o volume de receitas para adquirir por mês, sem deixar de levar em conta fatores individuais do pet que influenciam na conta.
Fatores que influenciam a quantidade de comida da alimentação natural
Na hora de calcular a quantidade de comida natural, o tutor também precisa estar atento a alguns fatores da fisionomia do animal, que vão determinar a melhor alimentação natural. Veja quais são eles:
Idade: a fase da vida do cachorro é um dos fatores que influenciam a alimentação natural, uma vez que o animal pode comer mais ou menos, dependendo da idade.
Peso: o escore de condição corporal é o índice que avalia se o animal precisa ganhar ou perder peso, considerando músculo, gordura e nível de atividade.
Grau de atividade: entender se o cachorro é mais ativo ou passivo também determina a quantidade de calorias que ele precisa.
Porte: o tamanho do cachorro também influencia na alimentação, com cachorros menores comendo menos, enquanto cachorros maiores acabam comendo mais.
Estado reprodutivo: se o animal é castrado ou não também influencia na alimentação, uma vez que após o procedimento o metabolismo do cachorro diminui e a queima de calorias passa a ser menor, com atenção para o risco de obesidade.
Com base nesses fatores e na tabela de nutrição canina, um médico veterinário consegue determinar qual a quantidade de proteínas, carboidratos e outros ingredientes que um cachorro precisa ingerir.
Faça o cálculo para o seu cachorro e tenha uma simulação
Para te ajudar a medir as porções das receitas na alimentação natural, a Mascote Fit – empresa que é referência em comida natural no mercado pet, montou uma calculadora de alimentação natural.
Com a calculadora, o tutor consegue medir a quantidade de comida que o cachorro precisa por dia, levando em conta todos os fatores citados acima para determinar o kg/dia.
O cálculo foi desenhado com base nas necessidades de um cachorro saudável. Para exceções, é fundamental que um médico veterinário seja consultado.
Com o resultado em mãos, você consegue fazer uma simulação dos planos de comida natural da Mascote Fit e escolher aquele que mais agrada o seu animal.