16 de janeiro de 2025

Calor extremo antecipa colheita de café em cerca de um mês no interior de SP

Produtores de Bragança Paulista (SP) estão otimistas com a produção deste ano. Expectativa era iniciar a colheita no fim de maio, mas as máquinas já começaram a trabalhar nas fazendas. Grão de café especial
Divulgação/Realcafé
As ondas de calor que atingiram o Estado em 2024 fizeram as colheitadeiras e os produtores de café de Bragança Paulista, no interior de SP, trabalharem mais cedo.
A quarta-feira (24) foi de colheita em uma fazenda na Bocaina, em Bragança — atividade que estava prevista para começar somente no fim do mês de maio, que é o período onde tradicionalmente começa a colheita dos grãos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Diferentemente do morango produzido também em Bragança Paulista, o calor fez com que os pés de café ‘trabalhassem mais rapidamente’ e os frutos ficaram maduros mais cedo.
Colheita de café começa mais cedo em Bragança Paulista
Segundo o presidente da Associação de Cafeicultores de Bragança Paulista, José Oscar Ferreira Cintra, o calor extremo é incomum para a região bragantina, tendo causado o adiantamento da colheita.
“Nós tivemos nos últimos três, quatro anos excesso de calor, de frio, de falta de chuva, então houve uma mudança realmente. Muita gente diz que não, que são ciclos, mas esses ciclos estão realmente muito acima e muito abaixo do que normalmente é considerado o clima da nossa região”, explicou.
Ainda de acordo com o presidente, os grãos serão menores nessa safra, mas haverá grande quantidade de café.
“Eu, particularmente, acho que vai ser um café de boa qualidade, porém, ele não está num tamanho de grão. Vamos ter grãos menores, então menos peso, mas vai ter muito café”, completou.
Grãos de café
Divulgação
O José Adil é um dos produtores de café em Bragança Paulista. Segundo ele, o clima está favorável à plantação dos grãos na cidade.
“Está sendo melhor do que o ano passado. O clima, para nós, foi bom. Choveu bem e estamos iniciando a colheita agora. O clima está bom, está sol e nós precisamos do sol”, comentou.
Na fazenda dele, existem pés de café que estão produzindo há pelo menos 20 anos. Neste ano, a expectativa é de pelo menos cinco mil toneladas de café. Após a colheita, os pés passam por uma revitalização e já começam a produzir novamente.
“O café, em um ano, produz bastante, no outro ano ele produz um pouco menos, mas neste ano está bom. O café está bem graúdo”, finalizou.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias