3 de outubro de 2024

Calorão: Com termômetros batendo 38,5°C, cidades do Vale e região quebram novo recorde e registram dia mais quente do ano

Taubaté, Bragança Paulista, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão e São Luiz do Paraitinga bateram recorde de calor neste ano na região. Os termômetros chegaram a 38,5ºC ainda no início da tarde, por volta das 14h. Calorão: Com termômetros batendo 38,5°C, cidades do Vale e região quebram novo recorde e registram dia mais quente do ano.
Fablicio Rodrigues
🥵🌡️ As cidades do Vale do Paraíba e região quebraram um novo recorde de calor nesta quarta-feira (2). De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pelo menos cinco cidades da região registraram o dia mais quente do ano, com os termômetros batendo 38,5ºC ainda no início da tarde, entre 14h e 15h.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Os dados reúnem as temperaturas onde o Inmet possui estações meteorológicas. Na região, as estações estão localizadas em Taubaté, Bragança Paulista, Campos do Jordão, Cachoeira Paulista e São Luiz do Paraitinga. Nas cinco cidades houve recorde nesta quarta-feira.
▶️ Atualmente, o Inmet possui apenas cinco estações meteorológicas na região, que são das cidades listadas acima, no entanto, os valores medidos nas estações são similares à realidade dos municípios vizinhos. Portanto, a situação de alerta devido ao calor e à baixa umidade do ar se estende para outras cidades do Vale do Paraíba e região bragantina.
Em Taubaté, o termômetro do Inmet marcou 38,2°C. A temperatura foi a maior do ano, superando os 36,8°C que foram registrados na semana passada, no dia 26 de setembro. A umidade relativa do ar foi baixa, de 13%, clima semelhante ao do deserto do Saara, na África.
Em Bragança Paulista, maior cidade da região bragantina, os termômetros marcaram 36°C. O recorde anterior era de 35,5°C. A umidade também foi de clima desértico, na casa dos 19%.
Na Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão, cidade mais alta do país, marcou 30,1ºC nesta quarta-feira, superando o índice registrado de 28,7ºC, que foi marcado na semana passada. A umidade na cidade também ficou crítica, em 24%.
Cachoeira Paulista atingiu a maior temperatura da região nesta quinta, batendo 38,5ºC. Até então, o recorde do ano era de 36,7ºC, valor que foi registrado em março. A umidade do ar ficou extremamente baixa na cidade, em 16%.
Já em São Luiz do Paraitinga, o recorde anterior, que era de 34,9°C, foi superado pelos 36,7°C registrados nesta quarta-feira. A umidade na cidade também foi considerada desértica, com 16%.
Todos os recordes de temperaturas foram alcançados no início da tarde, entre 14h e 15h. Ainda há a possibilidade das temperaturas subirem ainda mais, já que o pico de calor pode ocorrer no meio da tarde.
Ainda segundo o Inmet, toda a região está com alerta amarelo para onda de calor e baixa umidade do ar. O alerta é válido até esta quarta-feira.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias