26 de dezembro de 2024

Câmara aprova projeto de lei que permite a amamentação durante concursos públicos em Santos, SP

Projeto depende da sanção do Executivo para entrar em vigor. Proposta prevê indicação de acompanhante e aleitamento em sala reservada. A amamentação fortalece os vínculos entre mãe e filho
Acervo
A Câmara de Santos, no litoral de São Paulo, aprovou um Projeto de Lei (PL) que garante às mães o direito de amamentarem seus filhos, de até 6 meses, durante as provas de concursos públicos municipais. A proposta foi apresentada pelo vereador Carlos Teixeira Filho (PSDB) e aguarda sanção do Poder Executivo.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
O projeto foi apresentado na Câmara Municipal durante sessão realizada em 2 de junho de 2022. Ele obteve o parecer favorável da procuradoria, comissões e foi aprovado pelo Poder Legislativo, na última terça-feira (5).
Caso seja sancionado pelo Executivo, a proposta garante a amamentação durante a realização de provas, ou etapas avaliativas, em concursos públicos na administração pública direta e indireta, mediante prévia solicitação à instituição organizadora.
A mãe deverá comprovar a idade do filho, que deverá ter até seis meses no dia de realização da prova, através da certidão de nascimento. Assim, o edital do concurso deve estabelecer um prazo para que a mãe manifeste o interesse em exercer o direito.
A mãe terá o direito de realizar a amamentação a cada duas horas, por até 30 minutos por filho. O aleitamento ocorrerá em uma sala reservada, sob acompanhamento de um fiscal. O tempo utilizado será compensado durante a realização da prova.
Além disso, a proposta prevê a indicação de um acompanhante responsável pela guarda da criança durante a aplicação do exame. Ele deverá acessar o local até o horário previsto para o fechamento dos portões e permanecer na sala reservada.
Segundo o vereador, a proposta estende as disposições da legislação federal ao município de Santos, tendo em vista que os concursos no âmbito da União já dispõem do direito à amamentação, sancionado em 2019.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Mais Notícias