10 de janeiro de 2025

Câmara de Ceres suspende posse de vereador foragido da Justiça


Suspensão da posse do empresário Osvaldo Cabal foi determinada pela Casa Legislativa depois de uma recomendação do MP-GO. Ele é alvo em investigação sobre tráfico de rebite e outras drogas. Osvaldo José Seabra Junior, de 39 anos, conhecido como “Osvaldo Cabal” toma posse na Câmara Municipal de Ceres
Reprodução/Site Câmara Municipal de Ceres
O vereador Osvaldo José Seabra Júnior, que tomou posse mesmo sendo foragido da Justiça, teve a posse suspensa pela Câmara Municipal de Ceres, na região central do estado. A suspensão foi determinada pela Casa Legislativa depois de uma recomendação do Ministério Público de Goiás (MP-GO).
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O documento que determinou a suspensão da posse do empresário Osvaldo Cabal (PL), de 39 anos foi assinado pelo presidente da Cãmara de Ceres, Glicério de Moraes Mendes Júnior. Lá, é explicado que a Casa só teve conhecimento que Osvaldo tinha um mandado de prisão preventiva em aberto depois que ele tomou posse. Segundo o MP, Osvaldo é alvo em investigação sobre tráfico de rebite e outras drogas.
“Considerando o dever imposto ao vereador eleito e que venha tomar posse de comunicar possíveis impedimentos à Câmara Municipal, providência que se encontra afeta à boa-fé objetiva, e ainda à moralidade administrativa”, justificou a Câmara de Ceres.
A Casa Legislativa deu prazo de cinco dias para manifestação do parlamentar eleito. O g1 não conseguiu localizar Osvaldo para um posicionamento até a última atualização deste texto. A reportagem solicitou um posicionamento do Partido Liberal (PL) sobre o caso na manhã desta sexta-feira (10), mas também não teve retorno.
LEIA TAMBÉM
RELEMBRE: Foragido da Justiça toma posse como vereador em Ceres, diz MP
EMPRESÁRIO DE 39 ANOS: Saiba quem é o vereador que tomou posse mesmo sendo foragido
OUTRO CASO: Vereador de Inhumas é preso em operação contra atos golpistas em Brasília
Posse de Osvaldo
Natural de Ceres, Osvaldo nasceu no dia do Natal, 25 de dezembro. O empresário tem ensino médio completo e, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tem R$ 323 mil em bens avaliados. Entre eles, terrenos nas cidades de Ceres e Rialma.
Osvaldo foi eleito após receber 427 votos nas eleições do dia 3 de outubro de 2024. No dia 3 de janeiro, o Ministério Público Eleitoral pediu para investigar a posse do vereador, que aconteceu no dia 1º de forma individual, ou seja, sem os demais vereadores eleitos.
Ao g1, a Câmara Municipal de Ceres explicou que a cerimônia de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos para a gestão 2025/2028 aconteceu no dia 1° de janeiro de 2025, às 10h, no Centro Cultural de Ceres. No entanto, Osvaldo se ausentou.
Ele compareceu pessoalmente à Câmara Municipal no período da tarde. Como ele já havia sido diplomado pela Justiça Eleitoral e estava apto a ser empossado, tomou posse como vereador às 15h58 do mesmo dia.
Investigação e recomendação do MP-GO
Segundo o Ministério Público Eleitoral, Osvaldo Cabal é investigado na Operação Ephedra, realizada em dezembro em parceria com a Polícia Rodoviária Federal. Na recomendação feita pelo órgão à Câmara, foram apontadas as seguintes irregularidades na posse de Osvaldo como vereador:
desrespeito do rito definido no Regimento Interno da Casa de Leis;
a falta de publicidade do ato;
a falta de lavratura de ata ou registro em livro oficial;
ausência de declaração (compromisso) formal seguida do pronunciamento indispensável do presidente da Casa de Leis.
No despacho enviado à Casa Legislativa, o órgão também pediu a comunicação interna aos demais vereadores e a todos os agentes públicos vinculados à Câmara de Vereadores de Ceres sobre a existência de ordem de prisão expedida contra Osvaldo.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Mais Notícias