Maria Aparecida Alves da Silva completaria 36 anos nesta sexta-feira (23). Segundo a irmã da vítima, relacionamento do casal foi marcado por agressões e ameaças. Autor do crime foi preso horas depois pela Polícia Civil. Mulher é morta por ex na véspera do aniversário, em SP
Uma mulher de 35 anos foi esfaqueada e morta pelo ex-marido na madrugada de quinta-feira (22), véspera de seu aniversário. O caso ocorreu no bairro Parque Santa Teresa, em Jandira, na região da Grande São Paulo. Câmeras de segurança registraram o feminicídio.
Maria Aparecida Alves da Silva era vendedora e mãe de cinco filhos, sendo três frutos do relacionamento que teve com o autor do crime, Edson Silva de Souza, de 38 anos.
Por volta da 0h40 desta quinta, a vítima foi abordada por Edson quando chegava em casa. Câmeras de segurança registraram o episódio (veja vídeo).
No vídeo, é possível ouvir Maria falar “eu não estou mentindo”. Em seguida, o homem começou a agredi-la com socos e tapas, derrubando a moça no chão. O filho mais velho dela presenciou a cena e entrou em desespero, gritando pela mãe. O jovem tentou parar as agressões, quando viu que Edson estava com uma faca, então correu para buscar ajuda.
Enquanto era agredida, Maria repetia que não estava mentindo e gritava por socorro.
Eles se conheceram num presídio, em meio às visitas que Maria fazia ao irmão, que estava detido na mesma unidade. De acordo com a polícia, Edson tinha passagem por homicídio e tráfico de drogas.
Segundo a irmã da vítima, o relacionamento do casal foi marcado por episódios de agressão e ameaças por parte do homem. Maria teria falado diversas vezes à família sobre o desejo de se separar, mas temia pela segurança dos filhos e de si mesma.
No último mês de fevereiro, após quase 10 anos de relacionamento, a vendedora pôs um fim na relação. Inconformado com o término, Edson passou a seguir a moça, enviando mensagens ameaçadoras e utilizando os filhos de 5 e 7 anos, que moram com ele, como desculpa para ver a ex.
Em depoimento à polícia, a irmã da moça relatou que o ex-cunhado chegou a trancar Maria dentro de casa e ameaçá-la com uma faca durante uma visita aos filhos, na última semana.
O filho dela contou para a tia, irmã de Maria, que ao retornar, se deparou com a mãe apoiada em um carro estacionado, ensanguentada. Ela foi socorrida e levada para o Pronto-Socorro dos Camargos, em Barueri, mas não resistiu aos ferimentos.
Edson de Souza fugiu do local do crime, mas foi preso horas depois pela Polícia Civil, segundo informado pelo delegado Sérgio Augusto, da delegacia de Jandira.
O caso foi registrado como feminicídio na Delegacia de Defesa da Mulher de Barueri.