A instalação de 22 câmeras de monitoramento nos 11 postos de salvamento das praias do Leme ao Leblon foi concluída no dia 23 de outubro. Postos de salvamento do Leme ao Leblon contam com câmeras de segurança para monitorar a orla
Maurício Pereira/Orla Rio
Câmeras de segurança foram instaladas nos postos de salvamento de parte da orla na Zona Sul do Rio. A instalação de 22 câmeras de monitoramento nos 11 postos de salvamento das praias do Leme ao Leblon foi concluída no dia 23 de outubro.
A Fecomércio RJ, que patrocina o projeto de reforço da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro, afirma que cada posto recebeu duas câmeras de alta precisão, que cobrirão as áreas de asfalto e areia, com imagens que alcançam até o espelho d’água. É a primeira vez que as areias serão monitoradas.
A iniciativa faz parte de um convênio da Fecomércio RJ com a Orla Rio, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ), o Sindicato de Restaurantes, Bares e Alimentação do Município (SindRio) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel RJ).
“Este convênio está a serviço da sociedade, com o objetivo de impulsionar o comércio, o turismo e as atividades empresariais, fortalecendo a sinergia entre o poder público e a iniciativa privada. A Fecomércio RJ reafirma seu compromisso em promover condições propícias para o desenvolvimento desses setores, oferecendo, por meio de parcerias estratégicas, suporte essencial para o crescimento do comércio e do turismo”, afirma o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.
Segundo a Fecomércio, a segunda etapa do projeto contempla a instalação de mais 33 câmeras nos quiosques do Leme e Copacabana e 25 em Ipanema e Leblon, totalizando 58 quiosques, com 136 câmeras de monitoramento. Os equipamentos monitorarão o calçadão, a areia e o espelho d’água.
Ainda de acordo com o sindicato, os Batalhões da Polícia Militar de Copacabana e Leblon (19º e 23º BPMs) ganharão centrais de monitoramento e obras de melhorias da infraestrutura das salas, ações de apoio à Operação Verão. Nas fases complementares, outras câmeras serão instaladas em importantes vias de acesso à orla. Todas serão espelhadas no sistema de monitoramento dos batalhões.