Fogo atinge principalmente comunidades rurais, onde não há unidades do Corpo de Bombeiros. Fogo atinge cidade de Cametá, no nordeste do Pará.
Fábia Sepêda/TV Liberal
Há 40 dias não chove na cidade de Cametá, no nordeste do Pará. Sem chuva, os focos de incêndio saltaram de 10 para mais de 300 registros em um mês.
O fogo atinge principalmente comunidades rurais, onde não há unidades do Corpo de Bombeiros. Neste sábado (2), muitas áreas da cidade amanheceram encobertas pela fumaça.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
O município decretou Situação de Emergência pela estiagem e um Comitê de Crise foi montado para organizar os trabalhos.
“Montamos um comitê gestor junto com Bombeiros, Polícia Civil, Defesa Civil e o Poder Público para a gente tentar amenizar, conscientizar a população que não faça queimadas, que preserve o nosso ambiente. Nós estamos sofrendo com diversas queimadas”, afirmou Lucas Fernandes, Secretário de Meio Ambiente de Cametá.
Incêndio atinge área da cidade de Cametá
A vegetação seca facilita a propagação do fogo e coloca em risco moradias. O Corpo de Bombeiros informou que vários militares trabalham para combater os incêndios
“Nós estamos nesse trabalho intenso de combate a incêndios. Hoje nós temos todas as condições para que esses incêndios ocorram, como altas temperaturas, baixa umidade e vento”, diz o tenente Jucelino Epifane.
A Polícia Civil informa que a delegacia de Cametá apura os casos de incêndios e que equipes do Corpo de Bombeiros combatem as chamas e fazem o monitoramento da área.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA