6 de fevereiro de 2025

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 31 de julho no AP


Grupos de risco, como idosos possuem prioridade de imunização. Campanha é realizada no Brasil todo e busca aumentar porcentagem de imunizados. Vacina contra o vírus influenza é prorrogada no Amapá
Leandro Osório/Palácio Piratini
No Amapá, a campanha de vacinação contra o vírus da influenza foi prorrogada até o dia 31 de julho por recomendação do Ministério da Saúde (MS), a ação estava prevista para encerrar no dia 31 de janeiro no estado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
A ação busca aumentar a imunização por estado, com foco nos grupos de risco, prioritariamente aos idosos que apresentam a menor porcentagem de imunização no Amapá, sendo 36,60%, seguindo para 42,01% das gestantes e 51,61% das crianças de 6 meses ou mais, segundo dados da SVS.
Veja abaixo os grupos prioritários:
Idosos;
Crianças;
Pessoas com deficiência permanente;
Pessoas com comorbidades;
Povos indígenas vivendo fora das terras indígenas;
Trabalhadores da saúde;
Povos indígenas vivendo em terras indígenas;
Professores;
Gestantes;
Forças de segurança e salvamento;
Caminhoneiros;
Forças armadas.
A recomendação é que a população em geral seja imunizada. Bebês a partir de 6 meses já podem ser vacinados. A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), que coordena a campanha no Amapá, disse que a ação está sendo fortalecida em cidades com baixa procura.
“O prazo maior é necessário para dar mais tempo para as pessoas se imunizarem. Estamos fazendo uma recomendação para os municípios que estejam com baixa procura para que reforcem a campanha de vacinação com ações de mobilização junto a população”, disse Cássio Peterka, superintendente da SVS.
Campanha contra a Influenza no Amapá
A ação que iniciou no mês de setembro em 2024 tem 67.853 doses aplicadas. Veja os municípios que mais se vacinaram conforme dados da SVS:
Itaubal do Piririm: 92%
Serra do Navio: 92%
Vitória do Jari: 74%
Os que apresentam uma baixa cobertura vacinal contra o vírus são:
Oiapoque: 37,42%
Laranjal do Jari: 37,78%
Porto Grande : 38,94%.
Por medidas de segurança, ao apresentar sintomas gripais, o paciente deve se dirigir à unidade de saúde próxima para o tratamento adequado, já que a doença se não cuidada pode causar a morte.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Mais Notícias