25 de fevereiro de 2025

Campanha do Tribunal Regional Eleitoral incentiva cadastramento biométrico em Pernambuco


Em Cedro, apenas 15,2% dos eleitores têm a biometria coletada. Em Ipubi, apenas 23,3%. Terra Nova, Trindade, Serrita e Parnamirim também integram a lista com menos de 40%. TRE-PE iniciou a campanha “Atualize” para incentivar a coleta de biometria
Para incentivar o cadastramento biométrico, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) lançou a campanha “Atualize”. Apesar de 83,5% do eleitorado pernambucano já tenha atualizado a biometria, 28 cidades ainda apresentam baixos índices de biometrias coletadas, e muitas delas, estão localizadas no Sertão.
Em Cedro, apenas 15,2% dos eleitores têm a biometria coletada. Em Ipubi, apenas 23,3%. Terra Nova, Trindade, Serrita e Parnamirim também integram a lista com menos de 40% biometrias cadastradas.
“Quando chegou a pandemia, foi suspenso o atendimento presencial e atendemos dois anos com o eleitorado, sem tirar a biometria, somente pela internet, fazendo fotografias do RG da pessoa. Esses dois anos, levaram Pernambuco a ter mais de milhão e meio de eleitores, com títulos sem biometria. E as cidades que já não tinham biometria antes da pandemia, elas se distanciaram mais ainda. Então temos exemplos de Trindade, aí próximo de vocês, onde 75% da população não tem biometria”, destacou o diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos.
A campanha do TRE-PE prevê o encaminhamento de unidades móveis para as cidades sem cartório eleitoral. O objetivo é tornar mais acessível a realização da atualização do cadastro e coleta de biometria.
“Cidades de interior como Ipubi, que não possuem um cartório eleitoral, ele vai receber provisoriamente algumas máquinas junto com a prefeitura local, vamos escolher o local, e assim poderemos abrir um cartório por quatro a seis meses na sua cidade. E é a oportunidade que o eleitor vai ter de ser atendido em sua própria cidade, e assim facilitará para alcançar os melhores índices de biometria naquela cidade”, reforçou Lemos.
No momento da coleta biométrica, diversos dados são atualizados, como endereço e foto 3×4, além do nome social.
Ascom TRE-PE
Em Petrolina, o agendamento é feito pelo site do TRE-PE e o atendimento ocorre, da segunda a sexta, das 8h às 14h no Cartório Eleitoral de Petrolina fica Rua Dona Justina Freire, nª 213, na Vila Mocó.
“Nós estamos com o cadastro aberto até o ano de 2026, o período antes das eleições. Para quilombolas, indígenas e portadores de deficiência, também é interessante que eles compareçam a Justiça Eleitoral a fim de atualizar os seus dados. As pessoas com deficiência, por exemplo, para que elas possam se adequar a um local que tenha acessibilidade, não tenha transtorno no dia do exercício do voto. Os demais, os transexuais, quiserem inserir no cadastro eleitoral o seu nome social, assim como os quilombolas e os indígenas, a fim de que a gente possa ter esse dado. Porque o nosso cadastro eleitoral também insere dados até como língua desse público”, esclareceu o chefe da 83ª Zona Eleitoral de Petrolina, Marivaldo Mendes.
Outras informações podem ser obtidas por meio do Disk Eleitor: (81) 3194-9400.
Vídeos: Mais assistidos do Sertão de PE

Mais Notícias