18 de novembro de 2024

Campanhas de Trump e Kamala travam ‘guerra de bonés’ após versão democrata viralizar

Lançamento de produto da chapa Harris-Walz alavancou vendas e trouxe competição direta ao item republicano de slogan ‘MAGA’. Lembranças da corrida eleitoral são febre nos EUA e ajudam a complementar a campanha dos candidatos. Campanhas de Kamala e Trump travam batalha de bonés
Nos EUA, as lembrancinhas de campanha se tornam muito populares na época da eleição e ajudam os candidatos a arrecadar fundos para a corrida.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Neste ano, um novo item à venda pela campanha de Kamala Harris tem chamado a atenção e dado lucros: um boné camuflado. Vendido pelo valor de US$ 40 (R$ 216), a peça que ganhou o gosto dos eleitores traz o logotipo da campanha estampado em laranja brilhante.
De acordo com um comunicado dos democratas, nas 24 horas após o início da venda, a campanha não apenas esgotou seu estoque inicial, mas também recebeu milhares de pré-encomendas do boné no valor de quase US$ 1 milhão (R$ 5,4 milhões).
O boné também ganhou as redes sociais depois que usuários perceberam semelhanças entre o design do item com um boné da estrela pop, Chappell Roan, que possui seu próprio chapéu camuflado famoso com a frase “Princesa do Meio-Oeste”.
‘Lembrancinhas’ de Kamala
Lembranças de campanha de Kamala Harris
Jacqueline Santiago/GloboNews
Ao visitar o site com produtos de campanha de Kamala Harris, uma característica dá direcionamento às pautas da chapa democrata: os modelos que expõem os produtos são negros, asiáticos, mais velhos e fora dos padrões.
Entre os produtos à venda, há adesivos e canecas com as cores da bandeira LGBTQIA+, frases de defesa da liberdade reprodutiva das mulheres e referências a memes que viralizaram nas redes sociais.
Um exemplo é a caneca com referência a mulheres que têm gatos, fala de J.D. Vance que repercutiu de maneira negativa nas redes sociais.
Em 2021, quando concorria ao Senado de Ohio, o candidato à vice republicano defendeu em um programa Fox News que os Estados Unidos estavam sendo governados por “um bando de mulheres sem filhos com gatos que estão infelizes com suas próprias vidas e as escolhas que fizeram, por isso querem tornar o resto do país miserável também”.
“Todo o futuro dos democratas é controlado por pessoas sem filhos. E como faz sentido entregarmos o nosso país a pessoas que não têm realmente interesse direto nele?”, afirmou Vance.
Mesmo sem ser direcionado à Kamala, a campanha democrata se apropriou das críticas e memes das redes sociais para aproximar a candidata do público jovem.
LEIA TAMBÉM
Momento favorece Kamala, mas é muito cedo para democratas cantarem vitória
FBI diz que Irã hackeou campanha presidencial de Donald Trump
5 coisas para ficar de olho na convenção democrata nesta semana
‘Lembrancinhas’ de Trump
Lembranças da campanha de Donald Trump
Jacqueline Santiago/GloboNews
A loja com produtos de Donald Trump, por sua vez, possui uma grande variedade de itens que incluem bolas de praia, de futebol, uma coleção completa com brinquedos, toalhas e chinelos para o verão, copos para bebida (alcoólicas e não alcoólicas), itens de golfe e até mesmo spa. Os eleitores encontram também produtos como velas, ursinhos e itens para a casa.
A vasta diversidade de produtos à venda é separada por coleções e se assemelha a uma loja de departamento. Mesmo com uma quantidade bem superior de opções, o site da campanha de Trump parece querer concentrar buscas com foco em “itens para a família”.
Além disso, a escolha de produtos também reforça mensagens que Trump defende sobre os valores tradicionais da família dos americanos, com divisão de itens por:
produtos esportivos e de bebidas para os homens;
brinquedos de praia, chinelos e bolas para os filhos;
itens para os deveres da casa e autocuidado para as mulheres.
Além de variedades do boné com slogan “MAGA”, o item tradicional que concorre diretamente com o lançamento de Harris custa em torno de US$ 55 (R$ 297).
VÍDEOS: mais assistidos do g1

Mais Notícias