27 de dezembro de 2024

Campos Elíseos e bairros vizinhos têm maior alta de furto de veículos desde 2022 em Ribeirão Preto, SP

Em abril, foram 32 crimes, sendo que a última vez que a região do 2º DP registrou tantas ocorrências foi em março de 2022, quando 41 veículos foram levados por bandidos. Furto de veículos cresce na região dos Campos Elíseos em Ribeirão Preto, SP
A região do 2º Distrito Policial de Ribeirão Preto (SP), que inclui os Campos Elíseos, um dos bairros mais populosos da cidade, registrou 32 furtos de veículos em abril deste ano. É o maior número para um único mês desde março de 2022, quando foram registrados 41 crimes do tipo, de acordo com números da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo.
Siga o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A área inclui bairros como Ribeirão Verde, Jardim Salgado Filho, Jardim Aeroporto, Vila Mariana e Vila Elisa.
A moto do filho da comerciante Lucinéia Lara Ruiz Barbosa foi furtada na porta da casa, na Rua Marquês de Pombal, nos Campos Elíseos, enquanto ele fazia uma visita aos pais. Câmeras de segurança registraram o momento em que uma dupla levou o veículo.
“Ele olhou lá de cima, chamou a gente e falou: ‘pai, minha moto não está lá embaixo’. Na hora eu já passei no grupo do condomínio, me passaram as filmagens e a gente viu, eram 22h50 da noite quando aconteceu”, diz Lucinéia.
Moto é furtada no bairro Campos Elíseos em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
LEIA TAMBÉM:
Onde é mais perigoso estacionar o carro em Ribeirão Preto?
Zona Sul de Ribeirão tem 4,5 furtos por dia no 1º trimestre
A comerciante conta que o filho financiou a moto e a usava para trabalhar e passear. O rapaz registrou boletim de ocorrência, mas o veículo ainda não foi encontrado.
“A gente acha que nunca vai acontecer com a gente. É coisa de dez minutos e nesses dez minutos pode acontecer isso [furto], foi o que aconteceu. É muito rápido, eles já andam com o capacete na mão, esperando”, lamenta.
Mais segurança
Para o criminólogo Jean Alves, o alto número de furtos é uma responsabilidade tanto do governo estadual com a Polícia Militar, quanto do poder executivo municipal com a Guarda Civil Metropolitana (GCM).
“Quanto mais Polícia Militar na rua, naquela região, isso gera uma sensação de segurança para a população e, de fato, gera uma inibição naquela pessoa que está pretendendo cometer um crime”, afirma.
A aposentada Ivone Regina dos Santos conta que estacionar perto do comércio nos Campos Elíseos é sempre incerto, porque nunca se sabe se o carro vai estar no mesmo lugar que deixou.
“É entregar na mão de Deus, torcer para estar aqui novamente. Onde tem estacionamento eu prefiro pagar do que deixar na rua, mas, ultimamente não estou tendo condições”.
A região do 2º Distrito Policial de Ribeirão Preto, SP, registrou o maior número de furtos de veículos da cidade desde março de 2022
Reprodução/EPTV
O criminólogo acredita que além das medidas protetivas com a polícia e a Guarda, políticas públicas não criminais são essenciais para que o número de furtos diminua.
“A revitalização desse bairro, fazendo um investimento em iluminação pública, fazendo um investimento na revitalização das praças públicas para que os moradores possam ocupar esses espaços. Onde os moradores ocupam, onde o poder público está, certamente o crime não estará”.
O que diz a Segurança Pública
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que as polícias Civil e Militar trabalham em conjunto para diminuir as ocorrências de furtos de veículos. Segundo a pasta, os crimes caíram 57% de janeiro a abril de 2024 em Ribeirão Preto.
Além disso, de acordo com a secretaria, os policiais também fazem a fiscalização em desmanches e lojas de peças automotivas para identificar os receptadores desses veículos.
A região do 2º Distrito Policial de Ribeirão Preto, SP, registrou o maior número de furtos de veículos da cidade desde abril de 2022
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Mais Notícias