16 de janeiro de 2025

Cana Verde é a cidade com o maior porcentual de moradores com dengue no Sul de Minas

Com pouco mais de cinco mil habitantes, 22% da população já testou positivo para a doença este ano. Cana Verde tem 22% de moradores que já contraíram dengue neste ano
Cana Verde é a cidade do Sul de Minas com maior percentual de moradores com dengue. Com pouco mais de cinco mil habitantes, 22% da população já testou positivo para a doença este ano.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Nas ruas, as visitas dos agentes viraram uma rotina. Já dentro das casas, o trabalho é minucioso.
“Tem que olhar canto por canto, porque lugar que você menos espera, o Aedes pode ir colocar os ovos. Tem que andar dentro do imóvel, vestiria canto a canto do imóvel, detectou larva, você elimina o foco, trata, é assim que tem que ser”, disse o agente de endemias Sócrates Vitor Pereira Cortez.
Cana Verde é a cidade com o maior porcentual de moradores com dengue no Sul de Minas
Reprodução EPTV
Em janeiro, Cana Verde decretou situação de emergência em saúde. Mas só no início de março, é que a prefeitura adquiriu o Fumacê.
“A gente acredita que até haja mais casos, né? Porque os casos que a gente tem notificado são os casos que procuraram atendimento. A gente acredita que por se tratar de um município pequeno, a transmissão acontece de maneira mais rápida. A gente começou as ações já para contenção rapidamente, contratou mais profissionais para poder fazer a questão das visitas, da prevenção, mas mesmo assim ficou incontrolável”, explicou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Sueli Carneiro de Morais.
O Fernando teve a doença, passou 12 dias de cama. “Foi uma dor muito ruim, febre demais, dor no corpo, dor na perna. Nossa, muito ruim, muito ruim mesmo. Fiquei sem trabalhar uns 10 dias de cama, depois comecei a andar, mas ainda estou ruim até hoje’, disse o padeiro Fernando Lucas Isidoro.
Cana Verde é a cidade com o maior porcentual de moradores com dengue no Sul de Minas
Reprodução EPTV
Cana Verde tem 5.272 habitantes, segundo o último Censo de 2022. Com 1.180 casos confirmados de dengue, o município ultrapassou a margem dos 22% da população com a doença. Todos esses pacientes são atendidos em apenas dois PSFs, porque na cidade não há hospital. O mais próximo fica em Campo Belo, a 20 km.
O Marcos também foi contaminado. O vendedor teve medo do agravamento da dengue.
“Fiquei com muito medo de piorar a situação, que já estava ruim, já era uma situação ruim de você estar passando mal. Então eu todo dia ia para o PSF, tomava soro, mas o medo era grande de você chegar num lugar daquele lá e chegar lá estar lotado. Como a gente chega nas UPAs hoje está tudo cheio, porque tem muita gente pegando dengue”, disse o vendedor Marcos Roberto Barbosa.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Mais Notícias