O adolescente Rian Andrey, de 17 anos, levou frutas também e até um casaco, para o caso de fazer frio dentro da sala de prova. Candidata leva imagem de Nossa Senhora Aparecida como proteção para fazer o Enem
Sthefany Prado/g1
“Eu olhei pra ela e pensei: a Senhora vai comigo”, disse a estudante Maria Clara Vieira, de 17 anos, sobre a imagem de Nossa Senhora Aparecida que trouxe na mochila para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (3), em Teresina.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Fazendo o Enem pela primeira vez, a jovem contou ao g1 que a rotina foi puxada durante todo o ano. Cursando o terceiro ano do ensino médio em uma escola de tempo integral, Maria Clara utilizou as noites para focar na avaliação.
“Eu estudo em tempo integral, então é sempre bem cansativo. Já pensei em desistir várias vezes, mas o sonho de entrar em uma universidade sempre foi mais forte. Eu sentava a noite e estudava muito, mesmo com o cansaço”, contou a adolescente.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
A estudante, que planeja cursar nutrição, já estava de saída de casa na manhã deste domingo quando uma imagem chamou sua atenção.
“Eu já estava saindo quando olhei na sala e vi uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. Olhei e pra ela e disse assim: a senhora vai comigo em espírito e no físico. Aí peguei e coloquei na mochila”, concluiu Maria Clara.
Amigos apostam em amuletos da sorte
Maria Valentina e Thiago Acauã também têm amuletos da sorte para momentos difíceis
Maria Romero/g1
Os amigos Maria Valentina e Thiago Acauã também têm amuletos da sorte para momentos difíceis, como a prova do Enem.
Ele leva sempre um crucifixo no peito que tem há muito tempo. Ela mantém na bolsa a pulseira que ganhou em um evento que participou em São Paulo.
Os dois têm 18 anos e sonham fazer medicina. Para isso, a preparação foi intensa: além da escola, também fizeram cursinho online e chegaram a escrever duas redações por semana para treinarem bastante.
LEIA TAMBÉM
Candidata aposta no batom vermelho e camisa do Flamengo para fazer o Enem: ‘na torcida sempre’
Família apoia estudante em seu primeiro Enem: ‘Fazendo por ele o que meus pais não puderam fazer por mim’
Mais de 100 mil candidatos estão inscritos para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 no Piauí. Neste domingo (3) serão aplicadas as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação.
Cronograma do Enem 2024
Aplicação do Enem: 3 e 10/11/2024
Divulgação do gabarito: 20/11/2024
Divulgação do resultado: 13/1/2025
Mais sobre o Enem
🖊️ Para que serve o Enem? Ele é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil. Não há como se inscrever no Sisu, no Prouni e no Fies sem ter feito o Enem.
O Enem é aplicado em dois domingos e divide o conteúdo por áreas do conhecimento, além de ter uma redação. Neste ano, o exame está previsto para os dias 5 e 12 de novembro.
Dia 3 de novembro:
🗺️ Ciências Humanas e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha de geografia, história, filosofia e sociologia.
📚 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 40 questões de múltipla escolha de português e literatura e mais 5 de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
✍️ Redação dissertativa-argumentativa: texto tem que ser escrito com base em uma situação-problema apresentada. Veja redações nota mil.
Dia 10 de novembro:
🔢 Matemática e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha.
🧪 Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha de biologia, química e física.
*estagiária sob supervisão de Lucas Marreiros.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube