Deputado vai liderar grupo formado por oito partidos e 161 deputados. Eleição para suceder Arthur Lira só acontece em fevereiro de 2025, mas parlamentares já se movimentam por votos. Elmar Nascimento (União-BA), em imagem de arquivo
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
O deputado Elmar Nascimento (União-BA) é o novo líder do principal bloco da Câmara dos Deputados, formado por oito partidos e 161 deputados.
A nomeação acontece em meio à pré-campanha à presidência da Câmara – em que Elmar é um dos principais candidatos.
Elmar substitui o deputado Waldemar Oliveira (Avante-PE), que estava à frente do chamado “blocão”. A liderança do grupo passa por um rodízio.
Ao assumir o posto, Elmar Nascimento destacou a presença de deputados de diferentes ideologias no grupo, tanto à esquerda quanto à direita. Elmar busca ressaltar que preza o diálogo, em aceno aos deputados pela corrida à presidência da Casa.
Elmar é considerado o candidato mais próximo ao atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Além dele, também estão na corrida como potenciais favoritos os deputados Antonio Brito (PSD-BA), que lidera o segundo maior bloco da Casa, formado por 4 partidos, e Marcos Pereira (Republicanos-SP). O deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) também disse ser pré-candidato.
Câmara: de olho na presidência, candidatos adotam diferente estratégias em votação que manteve prisão de deputado
Apoio de Lira, resistência do governo
Arthur Lira disse que anunciará seu apoio a um candidato ainda neste mês de agosto.
Segundo apuração da Globonews, o objetivo de Lira é definir um candidato único que seja apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e que não seja vetado pelo presidente Lula (PT).
Elmar sofre resistências dentro do governo, sobretudo perante políticos da Bahia – onde seu grupo político rivaliza com o do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
O deputado chegou a ser apontado como um possível ministro indicado pelo União Brasil durante a transição de governo, cotado para o Ministério de Desenvolvimento Regional.
Ele acabou perdendo o posto para Waldez Góes, que está no cargo até hoje.