Disputa entre Valdenir Magrão (MDB) e Wagner Nunes (Progressistas) ocorre neste domingo (28) após o então prefeito ter sido cassado por compra de votos em 2020. Candidatos a prefeito de Alto Alegre na eleição suplementar de 2024 (nomes em ordem alfabética): Valdenir Magrão e Wagner Nunes
Caíque Rodrigues/g1 RR
Os dois candidatos a prefeito de Alto Alegre que protagonizam a disputa para quem vai governar no município até dezembro de 2024 falaram neste domingo (28), dia da eleição, que pretendem melhorar a vida dos moradores caso sejam eleitos. O g1 esteve na cidade e conversou com Valdenir Magrão (MDB) e Wagner Nunes (Progressistas) a poucas horas de se encerrar a votação.
Conduzida pelo Tribunal Regional Eleitoral, a votação em Alto Alegre ocorreu após o então prefeito ter sido cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Os 14 locais de votação fecharam as portas às 17h.
O prefeito eleito neste domingo deve assumir o cargo no dia 31 de maio e fica no cargo até dezembro. As eleições de outubro ocorrem normalmente conforme o calendário da Justiça eleitoral.
Valdenir Magrão, que é o atual prefeito interino, planeja cuidar do município, caso seja eleito neste domingo. Ele é apoiado pelo prefeito cassado Pedro Henrique Machado.
Valdenir Magrão, candidato a prefeito em Alto Alegre na eleição suplementar
Caíque Rodrigues/g1 RR
“Não posso abandonar o nosso município, a gente teve uma cassação de um prefeito que trabalhou pelo município e hoje Deus me deu essa missão de cuidar do nosso município, eu não posso abandonar esse povo até que a gente possa conseguir um novo sucesso. Vamos procurar cuidar do nosso município com a maior eficácia possível”, disse.
Wagner Nunes, candidado a prefeito de Alto Alegre na eleição suplementar de 2024
Caíque Rodrigues/g1 RR
Já o candidato Wagner Nunes afirmou que, se eleito, vai fazer uma auditoria nas contas de Alto Alegre e apoiar as famílias com ações sociais. Ele tem o apoio do governador do estado Antonio Denarium (PP) e dos senadores Mecias de Jesus (Republicanos) e Hiran Gonçalves (PP).
“Fizemos uma campanha limpa, percorremos todas as nossas comunidades indígenas, todas as vilas, todas as casas de Alto Alegre, e hoje é o dia da eleição, passamos o dia todo aqui nas ruas, e o sentimento é muito bom, a receptividade é muito boa, o povo acreditando, e eu tenho certeza que daqui a pouco nós vamos estar confirmando essa vitória nas ruas”, afirmou.
LEIA TAMBÉM:
Quem são os candidatos a prefeito de Alto Alegre
Alto Alegre: conheça o município que terá duas eleições para prefeito em 2024
PF apreende R$ 50 mil no carro do senador Mecias de Jesus a poucos dias da eleição para prefeito em Alto Alegre
PF faz buscas em órgão do governo para apurar suspeita de compra de votos para candidato a prefeito de Alto Alegre
Dia de eleição suplementar
O dia de eleição neste domingo para escolher o novo prefeito de Alto Alegre registrou um alto movimento, conforme avaliação preliminar do TRE-RR.
Dia de eleição suplementar em Alto Alegre na escola Edneide Sales Campelo
Caíque Rodrigues/g1 RR
De acordo com o diretor-geral do TRE-RR, Alex Fin, ao fim da votação expectativa é que 85% dos 11,2 mil eleitores compareçam nos 14 colégios eleitorais do município.
“As eleições estão movimentadas e muito tranquilas. Nós estamos aí com um comparecimento na ordem de 75% do eleitorado [faltando 1 hora para o fim da votação]”.
“Nesta eleição específica, ela se destina a terminar o mandato atual. Então, quem for eleito agora ficará no cargo até o final do ano 31 de dezembro. Quem for eleito na eleição de outubro assumirá em 1º de janeiro para o mandato de 4 anos”, complementou o diretor.
Eleitores comparecem às urnas
Eleitores na fila para votação suplementar em Alto Alegre neste domingo
Caíque Rodrigues/g1 RR
A servidora pública Bianca Viana, de 30 anos, foi uma das eleitoras que deixou seu voto nas eleições suplementares. Para ela, a expectativa que Alto Alegre se desenvolva e cresça.
“Espero que melhore a oferta de serviços pras pessoas daqui. Mais postos de saúde. A votação foi rápida, muito interessante como tudo tem ocorrido. É importante que a gestão se renove pra gente ter essa rotatividade”, disse.
Francisco Costa, de 84 anos, vota na eleição suplementar de Alto Alegre em 2024
Caíque Rodrigues/g1 RR
O aposentado Francisco Costa, de 84 anos, vive em Alto Alegre desde 1977. Ele disse que, mesmo com a idade, fez questão de votar por acreditar na mudança no município.
“Votei hoje pela tarde. Eu espero que o Alto Alegre mude. A gente espera para o futuro uma mudança significativa. Que acabe com esse clima de tensão entre os políticos”.
O farmacêutico Attfield Olicarpo, de 63 anos, também exerceu o papel de cidadão. Ele vive em Alto Algre há 27 anos, onde tem uma farmácia. Na avaliação dele, a gestão de quem for eleito tem de ser focada nos moradores
“Torço e acredito que qualquer um dos candidatos que ganhar vai fazer uma boa gestão, que venha trazer paz para o nosso município. Como eu sou morador de Alta Alegre há 27 anos, torço que qualquer um que ganhar seja o nosso representante, mas que represente de uma forma íntegra”.
Chamada de eleição suplementar, a votação de abril está prevista no Código Eleitoral e ocorre, entre outras possibilidades, quando há cassação do diploma ou a perda do mandato. No entanto, ela não anula a eleição tradicional, ou seja, a eleição municipal em outubro de 2024 segue como o previsto.
Distante cerca de 114 quilômetros da capital Boa Vista, Alto Alegre tem como principal atividade econômica a administração pública e também é uma das principais rotas de acesso por terra a garimpos ilegais na Terra Indígena Yanomami.
Portões dos locais de votação foram fechados às 17h por servidores do TRE
Caíque Rodrigues/g1 RR