29 de setembro de 2024

Candidatos à Prefeitura de Cruz Alta debatem sobre prevenção a desastres climáticos, habitação, saúde e educação

Participaram do debate, neste sábado (28), os candidatos Dra. Paula (MDB) e Ederson Barbosa (PT). Candidatos à Prefeitura de Cruz Alta e o mediador Everson Dornelles
Flávia Dias/RBS TV
Os candidatos à Prefeitura de Cruz Alta participaram, na noite deste sábado (28), de um debate promovido pela RBS TV. O encontro, exibido a partir das 23h20, foi mediado pelo jornalista Everson Dornelles e também foi transmitido pelo g1.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Participaram do programa os candidatos Dra. Paula (MDB) e Ederson Barbosa (PT). Prevenção a desastres climáticos, saúde, habitação e mobilidade urbana estão entre os temas debatidos.
O debate foi dividido da seguinte forma:
1º bloco: candidato pergunta para candidato, com tema livre
2º bloco: candidato pergunta para candidato, com tema sorteado
3º bloco: candidato pergunta para candidato, com tema livre
4º bloco: candidato pergunta para candidato, com tema sorteado
Considerações finais
Foram convidadas para participar do debate todas as coligações com, no mínimo, cinco representantes no Congresso Nacional, obedecendo às regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a realização de debates nesta eleição.
Veja os candidatos a prefeito e a vereador em Cruz Alta
Acompanhe a cobertura completa das eleições no RS
Assista ao debate dos candidatos à prefeitura de Cruz Alta
1º bloco
No primeiro bloco, os dois candidatos fizeram perguntas entre si, com tema livre. Os assuntos escolhidos foram medidas adotadas para cargos comissionados e contratos temporários e educação. A ordem de cada candidato foi sorteada anteriormente.
Cada pergunta teve tempo de 30 segundos, com 2 minutos para resposta, 1 minuto para réplica e 1 minuto para tréplica.
A candidata Dra. Paula (MDB) destacou que durante sua gestão não aumentou cargos comissionados. “Sempre trabalhamos durante a nossa gestão abaixo do limite prudencial permitido”, afirma.
Ao ser questionado sobre educação e escolas cívico-militares, o candidato Ederson Barbosa (PT) afirma que quer “discutir os investimentos da educação com a comunidade escolar, pra fazer um investimento adequado, prudente e que realmente faça a diferença na vida das crianças que participam da educação na rede municipal”.
Assista ao primeiro bloco do debate à prefeitura de Cruz Alta
2º bloco
No segundo bloco, os dois candidatos fizeram perguntas entre si. Saúde e mobilidade urbana foram os temas sorteados, assim como a ordem de cada candidato.
Cada pergunta teve tempo de 30 segundos, com 2 minutos para resposta, 1 minuto para réplica e 1 minuto para tréplica.
Em relação à saúde do município, os candidatos destacam assuntos como atendimento à população e estrutura das unidades de saúde. Ao fazer a pergunta, Dra. Paula (MDB) destacou: “Somos conhecidos pelo governo federal por melhorarmos a qualidade da saúde de Cruz Alta”.
Já Ederson Barbosa (PT) afirmou: “Sucateamento na saúde vai ficar no passado, o meu compromisso é investir bem os recursos da saúde para que esse volume de recursos faça a diferença na tua vida. Atendimento humanizado e de qualidade pra toda população de Cruz Alta”.
Assista ao segundo bloco do debate à prefeitura de Cruz Alta
3º bloco
No terceiro bloco, os dois candidatos voltaram a fazer perguntas entre si, com tema livre. Os assuntos foram gestões fiscais e recursos aplicados à saúde. Os tempos foram os mesmos dos blocos anteriores.
“Quero falar com você que vai na farmácia e às vezes não tem remédios básicos. Você que esbarra nas barreiras burocráticas que foram criadas nessa gestão”, afirma o candidato Ederson.
Dra. Paula segue falando sobre atendimento. “Eu quero falar com você que tá na UPA, eu sei, às vezes realmente demora, mas tem médico lá”, afirma.
Assista ao terceiro bloco do debate à prefeitura de Cruz Alta
4º bloco
No quarto e último bloco, os dois candidatos voltaram a fazer perguntas entre si, com temas sorteados: prevenção a desastres climáticos e habitação. Os tempos foram os mesmos dos blocos anteriores.
Para responder o questionamento de prevenção a desastres climáticos, Dra. Paula (MDB) destacou: “Temos hoje um plano de contingência reconhecido pelos setores de segurança, aliás foi discutido com eles junto com nossa defesa civil. Mas acima de tudo, o que é necessário é se ter liderança, enfrentar de frente os desafios, e isso nosso governo conseguiu mostrar essa capacidade”.
Já Ederson Barbosa (PT), ao responder sobre habitação, afirmou: “No meu governo vamos fazer um grande projeto habitacional, vamos reativar o minha casa minha vida em Cruz Alta”.
Assista ao quarto e último bloco do debate à prefeitura de Cruz Alta
Considerações finais
Também no último bloco, cada candidato teve 1 minuto e 30 segundos para as considerações finais. A ordem de fala foi sorteada anteriormente.
Ederson Barbosa (PT) foi o primeiro a falar:
“Juntos nós vamos construir uma Cruz Alta com participação popular, com a população junto comigo, governando e decidindo aonde se deve investir o recurso público e assim decidindo aonde todos nós vamos fazer um grande governo, pra atender as pessoas que mais precisam”, afirmou.
E por fim, Dra. Paula (MDB) concluiu o bloco:
“É assim que a gente governa: acolhendo os idosos, cuidando das crianças, mas principalmente, sabendo como fazer e onde buscar os recursos. Por isso, peço teu voto de confiança de novo”, afirmou.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Mais Notícias