8 de outubro de 2024

Candidatos à prefeitura de Rio Branco votam neste domingo (6)

Candidatos começaram a votar a partir das 8h. Eleições 2024 ocorrem neste domingo (6), das 6h às 15h. Eleições 2024 no AC: Candidatos a prefeito em Rio Branco votam neste domingo (6) em Rio Branco
g1 e Rede Amazônica
Os quatro candidatos à prefeitura de Rio Branco chegaram cedo nas seções eleitorais para votar neste domingo (6). Ao todo, concorrem quatro candidatos: Dr. Jenilson (PSB), Jarude (Novo), Marcus Alexandre (MDB) e Tião Bocalom (PL).
ELEIÇÕES 2024: Veja a página do g1 AC
TEMPO REAL: Acompanhe a cobertura completa deste domingo (6)
📲 CANAL DO WHATSAPP: Acompanhe as notícias do Acre no seu celular
As Eleições 2024 no Acre iniciaram às 6h deste domingo (6) e seguem até 15h. Mais de 612 mil acreanos devem ir às urnas nas 22 cidades do estado. Em Rio Branco, há 271.518 aptos a votar.
O g1 acompanha, durante todo o dia, a votação no estado em tempo real.
Dr. Jenilson (PSB)
Eleições 2024 no AC: Dr. Jenilson (PSB) é o primeiro candidato a votar em Rio Branco
Hellen Monteiro/g1
O candidato Dr. Jenilson (PSB) foi a primeiro a votar, por volta das 8h30. Ele chegou no Fórum Barão do Rio Branco, no Centro da capital, acompanhado de seu vice, Sanderson Moura, e disse que fez uma campanha limpa, além de pontuar sobre a quantidade de santinhos nas ruas.
“A gente que fez uma campanha com muitas dificuldades, mas com muita esperança também, estamos muito felizes por estar terminando a campanha apresentando à população o que ela espera, que são as propostas para melhorarem suas vidas. Infelizmente, também percebemos ao longo do trajeto que fizemos até aqui, uma interferência dos candidatos que hoje têm a máquina, tem o poder, de mudar o resultado das eleições jogando santinho na rua […] a Justiça Eleitoral precisa tomar providências em relação a isso porque a democracia precisa ser exercida e deixar que o cidadão decida, não tentar influenciar até o último minuto no voto do cidadão”, falou.
Marcus Alexandre (MDB)
Eleições 2024 no AC: Marcus Alexandre (MDB) é o segundo a votar em Rio Branco
Hellen Monteiro/g1
O candidato Marcus Alexandre (MDB) chegou por volta das 8h40 no Instituto de Educação Lourenço Filho (IELF), no bairro Bosque, e foi o segundo candidato a votar. Acompanhado do político Flaviano Melo, presidente do partido, ele cumprimentou a população e falou que está confiante na vitória. Diz que quer colocar como prioridade ações emergenciais para possíveis enchentes.
“Nós enfrentamos duas máquinas. Uma campanha muito dura, muito difícil, mas eu combati o bom combate e guardei a fé. Mesmo diante de um desafio enorme que foi enfrentar as máquinas do estado e da prefeitura, o sentimento das ruas é um sentimento de mudança. Quero dizer para as pessoas que hoje é você, a sua consciência e Deus. Que não tem mais ninguém ali. O voto é livre, vote com a sua consciência, com aquilo que você assistiu nos últimos anos. A gente sabe que Rio Branco merece muito mais do que está aí, e falo do meu coração. Eu estou pronto para trabalhar junto com a Marfisa e nossos aliados para enfrentar os desafios da nossa cidade. Agora a decisão é soberana do povo de Rio Branco e de Deus e a decisão que for tomada eu estou pronto para ela”, falou.
Jarude (Novo)
Eleições 2024 no AC: Jarude (Novo) é o terceiro a votar em Rio Branco
Luana Rodrigues/Rede Amazônica
O candidato Jarude (Novo) foi a segundo a votar, por volta das 9h. Ele chegou na escola Lato Sensu, acompanhado da namorada Ana Paula Correia. Em entrevista, disse que fez uma campanha baseada em propostas e que a população está ‘cansada dos mesmos de sempre’.
“Fizemos nossa parte, falamos do futuro da nossa cidade de Rio Branco, agora está nas mãos dos eleitores, esperamos que tenha uma eleição tranquila e que, principalmente, que a gente pense no futuro da nossa cidade. Toda a eleição é assim, começa de uma forma e termina de outra, com a gente não vai ser diferente. Hoje é uma grande oportunidade de mostrar que Rio Branco abriu os olhos e cansou dos mesmos de sempre. Foi uma campanha tranquila, não houve ataques para nenhum dos lados, e focou nos problemas de sempre: ruas esburacadas, falta de água, transporte coletivo. A gente espera agora que o eleitor faça sua parte”, falou.
Tião Bocalom (PL)
Eleições 2024 no AC: Tião Bocalom (PL) foi o último candidato a votar em Rio Branco
Victor Lebre/g1
O candidato Tião Bocalom (PL) foi o último a votar, por volta das 9h20. Ele chegou na escola Serafim da Silva Salgado, acompanhado da namorada Kelen Mendes e do vice Alysson Bestene. À imprensa, ele agradeceu o apoio do governador Gladson Cameli e disse que agora prefeitura e governo trabalharão juntos.
“O mais importante é a vontade do povo, porque a vontade do povo está sendo expressada nesse momento pelo voto. E como nós somos democráticos, o voto democrático está aí, eu não tenho dúvida nenhuma que o voto será para mim e para o Alisson já no primeiro turno”, falou.
Eleições 2024 no Acre
O Acre tem 64 candidatos ao cargo de prefeito e 2.156 ao de vereador. Segundo o levantamento, houve uma redução no número de candidatos em relação ao pleito de 2020.
Para descobrir em qual local deve comparecer para votar, o eleitor deve fazer uma pesquisa no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e clicar no menu “Serviços eleitorais”, na barra superior da página. Depois, acesse “Local de votação/zonas eleitorais” e, em seguida, consulte onde votar. Preencha os campos e clique em “Entrar”.
Guia do eleitor: Saiba o que pode e o que não pode ser feito no dia da eleição no Acre
Ônibus devem circular a partir das 3h no domingo de eleição em Rio Branco e com transporte gratuito
O título de eleitor não é o único documento que permite ao eleitor escolher seus candidatos. Segundo TSE, caso não esteja com o título em mãos, é possível votar com um documento que tenha foto.
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), através de uma parceria com a Prefeitura de Rio Branco, vai garantir o transporte de mesários e colaboradores que atuarão nas Eleições Municipais de 2024 e de eleitores com circulação dos ônibus a partir das 3h na capital acreana. Esse transporte será gratuito até às 15h30.
VÍDEOS: g1

Mais Notícias